Monday, February 28, 2011

NPR Music Tiny Desk Concert: Local Natives


















Desta vez foram os excelentes Local Natives, que se estrearam em Portugal o ano passado no Festival Optimus Alive (recordar a participação no Alive)
, a participar no programa da Rádio Pública Americana: npr Music Tiny Desk Concert.

The Gift: Novo Álbum





















Está disponível a partir de hoje a primeira música do novo álbum dos Gift que se chama: Explore. A primeira música (que será a número 3 no alinhamento) chama-se RGB e é um excelente cartão de apresentação de mais um extraordinário álbum! Será disponibilizada uma música por dia, tal como é explicado pela banda:

"Explode – o início
Aqui começa.
Aqui começamos a mostrar aquilo que hoje somos.
Aqui nos mostramos a todos os que nos lêem. Todos vocês que às escuras , sem ouvir um único acorde, sem lerem uma única frase, se inscreveram dando aquilo que vos pareceu justo. Dando aquilo que podiam. Dando aquilo que achavam que deviam dar. Muito ou pouco, obrigado.
Obrigado mesmo por hoje começarem a ouvir o nosso novo mundo. A nossa nova voz. A nossa nova vida. Às escuras pedimos que abram os olhos. Às escuras vos damos as nossas mil cores...Obrigado
Explode é um disco de uma vida feito para toda a vida. Agora que abrimos as portas do nosso novo disco, achamos por bem explicarmos o seu real significado
Uma explosão de cores, de luz, de vida, de nova vida. O disco feito e ouvido representa o disco que sempre sonhámos fazer. O disco onde juntamos tudo o que aprendemos, tudo o que lemos, tudo o que vimos, tudo o que ouvimos e em género de conclusão, começamos tudo outra vez. Do inicio. Como se hoje 17 anos depois do primeiro ensaio sentíssemos a mesma energia, a mesma força, a mesma confiança, a mesma motivação.
Gravámos a emoção como se fosse o primeiro disco.
Gravámos a emoção como se fosse o último disco.
E assim começa.
The Gift"

Aqui ficam os primeiros 2:30 da primeira música disponibilizada: (Pretende-se apenas apresentar a música, disponibilizando-se apenas um excerto para audição dos utilizadores do EM.)


The Gift - RGB by eclectismomusical

Friday, February 25, 2011

Fleet Foxes no Alive!


















Os fantásticos Fleet Foxes vão estrear-se em Portugal no dia 8 de Julho no Palco Super Bock do Festival Optimus Alive '11! No mesmo dia estão para já confirmados The Chemical Brothers e 30 Seconds to Mars no Palco Principal e Grinderman e Thievery Corporation no Palco Super Bock.



Os Fleet Foxes vêm apresentar o novo trabalho «Helplessness Blues», com edição prevista para Maio, depois de em 2008 terem editado o álbum incrível de estreia, homónimo.

Tuesday, February 22, 2011

The Gift: Novo Disco em exclusivo na internet

















Os Gift pegaram na estratégia utilizada pelos Radiohead aquando da edição de «In Rainbows» e estão a disponibilizar o seu novo disco de originais, em exclusivo na internet, sendo que o valor a pagar pelo álbum será aquele que o utilizador decidir.

Segundo a banda"O novo disco dos The Gift está composto, gravado, misturado, masterizado e pronto para que o mundo o descubra.
Até ao dia 27 de Fevereiro poderá adquirir as onze canções que compõem o novo disco. O preço? Dê o que achar justo. Dê o que puder dar. Dê aquilo que quiser dar...
Preencha o seguinte formulário e receberá a partir do dia 28 de Fevereiro uma canção por dia. No total serão onze dias com uma música nova na sua caixa de correio electrónico... Onze dias, um disco novo, alguns anos depois...
O novo disco dos Gift está aí, é real e pronto para ser ouvido.  
Comercialmente ainda não existe data oficial de lançamento e esta torna-se a única maneira de ouvir em primeira mão este novo disco."

Monday, February 21, 2011

Esperanza Spalding - Chamber Music Society



















Foi em 2008, através de um fantástico cover de «Ponta de Areia» de Milton Nascimento que o Eclectismo Musical tomou contacto pela primeira vez com o enorme talento de Esperanza Spalding. A primeira reacção foi:"Quem é esta nova cantora brasileira?".





A consequente investigação traduziu-se numa gigante surpresa uma vez que Esperanza nasceu num «guetto» de Portland tendo alma afro-americana e o espírito latino. É trilingue, falando e cantando em inglês, espanhol e português. 























Mas, para Esperanza, isso não era suficiente, pelo que escolheu como seu instrumento de eleição (que toca ao mesmo tempo que interpreta), o complicado contrabaixo!




A semana passada ganhou, para espanto de muitos distraídos, o GRAMMY para revelação de 2010, pelo seu álbum Chamber Music Society, o que provocou a ira dos "fãs" de Bieber. Puro deleite para os ouvidos...

Sunday, February 20, 2011

NPR Music Tiny Desk Concert: Adele


















Desta vez foi a fantástica Adele
, a participar no programa da Rádio Pública Americana: npr Music Tiny Desk Concert.. Onze minutos de puro encanto, onde Adele apresenta versões acústicas de «Someone Like You»; «Chasing Pavements» e «Rolling In The Deep». Imperdível!

Saturday, February 19, 2011

Cristina Branco: Novo álbum a 28 de Fevereiro



















novo disco de Cristina Branco: 
«Não há Só Tangos em Paris», será editado no dia 28 de Fevereiro. Para já, está disponível o tema título do novo álbum que volta a apresentar, muito mais do que uma Fadista, uma extraordinária cantora do mundo.

Friday, February 18, 2011

Radiohead - The King of Limbs




















Os Radiohead lançaram hoje a versão digital do seu novo álbum - The King Of Limbs. São apenas oito faixas e já surgiram muitas especulações sobre se o disponibilizado aqui para download (7€) será tudo o que os Radiohead têm para apresentar. Seja como for, Tom Yorke e companhia estão de volta e o álbum completo está disponível em streaming aqui:

Radiohead - The King Of Limbs by KROQ

Emily Jane White - Ode to Sentience




















Lá fora o vento faz rodopiar os grossos pingos de chuva que teimam em procurar o conforto da terra macia. Cá dentro o ambiente é aquecido pelo poder do fogo que arde confinado ao seu espaço restrito e totalmente dominado pela encantadora voz de Emily Jane White e a sua mais recente Ode. O seu terceiro álbum em três anos.





Mas não se pense que o universo de Emily é cheios de flores e paisagens bucólicas. As referências vagueiam entre a morte, Deus, o Diabo e alguns fantasmas. Onde está o fascínio? No facto de Emily ter a capacidade de transformar estes ambientes darks e pesados em doces e serenas pérolas.


Thursday, February 17, 2011

1 MILHÃO!!!

















O canal do
Eclectismo Musical no Youtube, que conta com 333 videos adicionados, ultrapassou a cifra de UM MILHÃO de visualizações!! Os vídeos relativos aos Festivais: Optimus Alive '10 e Super Bock Super Rock 2010, juntamente com o concerto dos Muse de 2009 no Pavilhão Atlântico, são os principais motores destes números!


Foi no dia 23 de Julho de 2008 que nasceu o canal Youtube do Eclectismo Musical sendo que a estreia foi logo em grande: Jorge Palma - A Gente Vai Continuar (Ao vivo no Festival Delta Tejo 2008) 

 Nos dias imediatamente seguintes foram colocados dois videos que tiveram algum sucesso:



Em Outubro de 2008 foi a primeira vez em que um video do Eclectismo Musical foi utilizado para ilustrar uma notícia da revista Blitz: Tiago Bettencourt - Chaga & Campo (Coliseu Lisboa 18/10/08) e desse mesmo dia, destaque especial para Aimee Mann - Deathly.


 

Em Junho de 2009, a/os Deolinda, então já um fenómeno, convidou a Cristina Branco para um concerto memorável no Castelo de São Jorge, em Lisboa. O Eclectismo Musical colocou online o concerto inteiro.




Em Agosto de 2009, o Eclectismo Musical teve oportunidade de registar um momento histórico que veio inclusivamente a ser solicitado pelo Paulo Furtado (Legendary Tigerman) a pedido da própria Rita Redshoes, uma vez que foi o único registo do seu encontro com o icone Daniel Bacelar:




Ainda em Agosto de 2009, o EM filmou o concerto das Au Revoir Simone no Festival Sudoeste, onde houve momentos como estes:


 

No final de Setembro de 2009, mais uma vez, o Eclectismo Musical foi referência na imprensa, redes sociais e blogs por causa dos videos do fantástico concerto dos Xutos & Pontapés no Estádio do Restelo:




E foi então que chegou Novembro de 2009. No dia 29, os Muse deram um concerto fantástico e inesquecível no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. O EM, esteve lá, e disponibilizou o concerto quase na íntegra. O primeiro video que colocou, a abertura do concerto, foi visto por mais de 64 mil pessoas:


 


Em Abril de 2010, um destino improvável para alguns. O EM esteve na Voz do Operário, no concerto de comemoração dos 15 anos da principal banda do punk-rock nacional, os Tara Perdida:




Em Junho de 2010, uma das referências do EM - Bonnie 'Prince' Billy - deu um concerto fenomenal em Lisboa e, mais uma vez, ficou inteiramente disponível no youtube:


 

Em Julho, mais uma produção EM, concerto inteiro de Noiserv no Teatro A Barraca em Lisboa que deu inclusivamente em bootleg oficial que continua disponível aqui!


 

E foi então que chegou o Verão de 2010. O Eclectismo Musical não podia deixar de estar presente nos dois melhores festivais portugueses e de disponibilizar a todo o mundo o resultado desses dias. E foi assim que apareceram momentos do Optimus Alive! '10 como (entre muitos outros disponíveis aqui):





Uma semana depois, o EM rumou ao Meco e, sem trânsito ou pó que o impedissem, disponibilizou mais um fantástico conjunto de videos que retrataram o que de melhor se passou no Super Bock Super Rock 2010. Destaque para os videos do concerto do Prince, que foram retirados, dois dias depois, por reclamação da NPG Records, isto depois de mais de 120 mil visualizações em menos de um dia, que colocaram o Eclectismo Musical no Top 100 mundial do Youtube e em jornais como o El Pais, Publico ou Blitz, para além do boom nas redes sociais. 
 Esses não sobreviveram, mas sobreviveram os concertos dos Beach House, The National, Vampire Weekend, etc:





Em Agosto de 2010 foi a vez do EM gravar e disponibilizar o concerto de Cristina Branco na praça do município em Lisboa:




E os últimos videos até agora colocados foram: 




E esta é a história resumida de UM MILHÃO de views! Para ver todos os videos carregar aqui: http://www.youtube.com/user/EclectismoM Obrigado!

Monday, February 14, 2011

Grammy Awards 2010 - Resultados
















Foi ontem em LA a entrega dos Grammy Awards referentes a 2010. Os maiores e mais reconhecidos prémios sobre música estão divididos em 109 (sim, cento e nove!) categorias (lista completa aqui!). Os principais destaques foram:

Record of the year
Lady Antebellum


 Album Of The Year
 Arcade Fire - The Suburbs



Best New Artist
Esperanza Spalding


Best Electronic/Dance Album
La Roux - La Roux
 


 Best Rock Performance By A Duo Or Group With Vocals
 Tighten Up - The Black Keys


Best Rock Album
The Resistance - Muse



Best Alternative Music Album
Brothers - The Black Keys  



Best Urban/Alternative Performance 
F*** You - Cee Lo Green



Best R&B Song 
Shine - John Legend & The Roots  


Best Rap Album 
Recovery - Eminem

Friday, February 11, 2011

The Soaked Lamb - Hats & Chairs



















No dia 5 de Abril de 2010, os Soaked Lamb lançaram a sua nova delicatessen a que deram o nome de «Hats & Chairs», e que apresenta mais uma cabal demonstração do fino bom gosto característico desta banda formada em 2006 e que vagueia pela música americana dos anos 20/40, em particular o jazz e os blues.




Entrar no Universo dos Soaked Lamb é aterrar num qualquer clube americano dos anos 20/30 e lentamente desfrutar da passagem do tempo por entre conversas acompanhadas de «liquor» patrocinado pelo sr. Al Capone, em consequência da Lei Seca. Com, ou sem, ensopado de borrego!



«The Soaked Lamb» são compostos por Miguel Lima (bateria e percussão), Tiago Albuquerque (instrumentos de sopro, guitarra, concertina), Mariana Lima (voz), Vasco Condessa (piano e outras teclas), Afonso Cruz (voz, guitarra, banjo, ukulele, harmónica) e Gito (contrabaixo) e são uma banda tipicamente homemade nascida e criada aos Domingos, com ensopado de borrego para ementa e lentamente "apurado" por horas de confecção e maturação.



«Durante um ano e meio, The Soaked Lamb, gravaram treze temas, todos originais, todos de chapéu. Fortemente inspirados pela música das décadas de 1920 a 1940, especialmente jazz e blues, não evitaram coisas mais modernas, algumas eléctricas, e referências étnicas. As músicas foram feitas devagar, mas exibem uma panóplia de ritmos que vão da valsa ao swing. O disco foi misturado e masterizado por Branko Neskov e tem convidados como Nuno Reis (Mercado Negro; Cool Hipnoise), Pedro Gonçalves e Tó Trips (Dead Combo) e Jorge Fortunato (49 Special). Hats & Chairs é um disco de músicos sentados, dirigido a um público igualmente sentado, em que as coisas se passam de chapéu.»

Thursday, February 10, 2011

The Decemberists - The King is Dead





















Os Decemberists são, surpreendentemente, quase desconhecidos em Portugal. Com seis álbuns editados, Colin Meloy e companhia, tem consolidado os Decemberists como uma das principais bandas do panorama indie americano. Navegando entre o indie folk/rock e o alt-country, os Decemberists sobressaem pela qualidade da sua escrita e pela extraordinária capacidade que o vocalista e compositor Colin Meloy tem de contar histórias de personagens fantásticas, mais ou menos melancólicas e simultaneamente encantadoras pela sua simplicidade.


«The King is Dead» é mais um fantástico álbum. Depois da obra prima «Picaresque» (2005) e dos muito bem recebidos «The Crane Wife» (2006) e «The Hazards of Love» (2009), os Decemberists apresentam desta vez dez faixas que contam com a participação da cantora de Bluegrass Gillian Welch e do guitarrista Peter Buck dos R.E.M. Mais uma vez, tal como aconteceu com todos os seus antecessores, estará na lista dos destaques de 2011.



Aguarda-se a visita a Portugal!

Wednesday, February 09, 2011

A Descobrir: Anna Calvi - Anna Calvi





















São já muitos os comentários (Brian Eno, Nick Cave, etc) sobre esta nova promessa apontada como uma das grandes revelações de 2011. E a verdade é que Anna Calvi tem uma extraordinária voz e apresenta um álbum de estreia capaz de se transformar num (pequeno) fenómeno. As comparações com a enorme PJ Harvey são inevitáveis, por um lado, pelas óbvias parecenças vocais e de estilo, por outro, porque a produção do álbum esteve a cargo de Rob Ellis, parceiro musical de longa data de Polly Jean. Mas porque não também Patti Smith?


Mas, desenganem-se aqueles que estiverem à espera de um álbum «bonitinho» e apenas cópia de PJ Harvey! Este é um álbum de uma "mulher grande", de nome e pai italiano. Cru, intenso, negro e profundo, mas extremamente encantador. Constará da lista de destaques de 2011.

Monday, February 07, 2011

Gary Moore (4 de Abril de 1952 - 6 de Fevereiro de 2011)




















"O músico irlandês foi encontrado morto este domingo no quarto de hotel onde estava a passar férias em Espanha, sufocado pelo seu próprio vómito depois de ter tomado champanhe e brandy."





RIP!