Tuesday, March 29, 2011

[New Single] Dead Cab For Cutie - You Are a Tourist



















Os Dead Cab For Cutie preparam-se para lançar no dia 31 de Maio o seu novo álbum de originais «Codes and Keys» e disponibilizaram agora o primeiro single «You Are a Tourist» em streaming no site oficial da banda. (http://www.deathcabforcutie.com/player.html).


Thursday, March 24, 2011

[Concerto] Anne Sofie Von Otter & Brad Mehldau - Love Songs















Casa da Música, Porto
26 de Março
22h

"Brad Mehldau e Anne Sofie von Otter são artistas conhecidos pela sua aversão a barreiras estilísticas. O pianista norte-americano afirmou-se nas duas últimas décadas como uma das estrelas mais brilhantes do jazz actual, e tem cultivado os cruzamentos de linguagens com visitas quer à música pop quer à clássica. Escreveu para agrupamentos sinfónicos e também para solistas de renome. 

Recentemente, por encomenda do Carnegie Hall de Nova Iorque, compôs o ciclo de canções Love Songs, com poemas de Sara Teasdale (1884-1933), escrito para uma das meio-sopranos mais celebradas e requisitadas nos palcos de ópera. Para além das canções de Mehldau, o duo tem interpretado peças de grandes autores como Jacques Brel, Léo Ferré, Michel Legrand, Paul McCartney e Joni Mitchell, entre outros."

Wednesday, March 23, 2011

[NEW ALBUM] William Fitzsimmons - Gold In The Shadow




















William Fitzsimmons
sempre foi uma figura mergulhada num mundo à parte. Filho de país cegos e especialista em trabalho com doentes mentais William lança agora «Gold In The Shadow», o seu novo álbum de originais. Mais uma vez de cariz autobiográfico, e onde, para além de manter a sua linha criativa habitual, apresenta algumas deambulações com a introdução mais clara de alguns elementos electrónicos. Ainda assim, não se desfoca, e continua a ser um nome a acompanhar com dedicação.



Destaque neste álbum para a colaboração com Julia Stone em «Let You Break»


Tuesday, March 22, 2011

[Next Big Thing] The Vaccines - What did you expect from the Vaccines?




















De tempos a tempos surge uma nova banda que veio para salvar o mundo e livrar o mundo da ausência de "novidade". (Estrategicamente) uma semana antes do lançamento do novo (muito aguardado) álbum dos Strokes, quatro rapazes de Londres lançaram o seu disco de estreia depois de um enorme hype provocado pelo EP anteriormente disponibilizado de apenas 3 músicas.



Num mundo muito marcado pelos sintetizadores e pelo poder da tecnologia os Vaccines recuperam a simplicidade dos anos 60/70 através da fórmula vencedora baixo-bateria-guitarra.



Certamente que para muitos este «What did you expect from the Vaccines?» será o disco que os Strokes deviam ter lançado ontem, mas que não consegue ser, uma vez que, ao quarto disco, estes decidiram deambular por outros caminhos de eficácia suprema duvidosa.


Mas a estreia dos Vaccines é de um poderio surpreendente, a fazer lembrar o aclamado «Is This It» dos Strokes, numa colecção de hits que as radios indie colocarão a rodar massivamente e que irão catapultar estes jovens para o centro da "cena". De realçar que as influências da banda são sinónimo de bom gosto:"50s rock 'n' roll, '60s garage and girl groups, '70s punk, '80s American hardcore, C86 and good pop music". Ramones, Beatles, The Jesus & Mary Chain"...you name it!


Para os Portugueses, no dia 16 de Julho (mesmo dia em que actuam os Strokes) haverá oportunidade de comprovar o que valem estes Vaccines ao vivo, uma vez que já têm presença confirmada no próximo Festival Super Bock Super Rock!

Thursday, March 17, 2011

[New Album] Noah and the Whale - Last Night on Earth




















Aos primeiros acordes de «Life is Life», primeiro tema do novo álbum dos «Noah and the Whale» é possível perceber desde logo que Charlie Fink está curado e "back on track" nos balanços da vida ("And it feels like his new life can start").



Depois de terem editado em 2009, um dos melhores álbuns já feitos para "curtir a ressaca de um desgosto amoroso": «The First Days of Spring», os «Noah and the Whale» regressam com uma sonoridade diferente, onde a melancolia e o formato acústico dão lugar a arranjos "floridos" e onde os sintetizadores e, até mesmo, o rock e a música mais electrónica encontram o seu espaço.


Mas não existe um corte radical, existe antes um certo regressar às origens, ao álbum de estreia, mesclando uma ampla variedade de elementos harmónicos. Aliás,  por exemplo, em «Wild Thing» volta a forte imagem do universo apresentado em «The First Days of Spring» o que prova, mais uma vez, que, os álbuns motivados por desgostos de amor entram directamente para uma categoria especial, dificilmente igualados.


Apesar deste «Last Night On Earth» não conseguir provavelmente atingir o brilhantismo provocado pela dor, que estava presente em cada acorde e palavra dita no seu antecessor, não pode deixar de ser considerado mais um óptimo tralhado de uma banda muito consistente.

Tuesday, March 15, 2011

[Streaming] The Strokes - Angles





















Os Strokes disponibilizaram em Streaming o seu novo álbum: «Angles», a ser editado no dia 21/22 de Março. Para ouvir
AQUI!

Monday, March 14, 2011

Julia Stone - The Memory Machine




















Julia Stone, mais conhecida enquanto parte do duo australiano Angus and Julia Stone, lançou no final do ano passado o seu álbum solo intitulado «The Memory Machine». Possuidora de uma voz doce e encantadora, Julia dedilha a sua viola e como que sussura canções de embalar ao ouvido de quem quer arrebatar. Disco para ouvir à Lareira a ver a chuva a cair impiedosa...

Friday, March 11, 2011

[REVIEW] R.E.M. - Collapse Into Now




















Sim, é um novo álbum dos R.E.M. mas, está longe de ser apenas mais um álbum de Stripe, Buck e Mills. A verdade é que os R.E.M. não faziam um álbum tão bom desde «Automatic for the People», de 1992!


Três anos após «Accelerate», os R.E.M. lançam «Collapse Into Now», um álbum produzido por Jacknife Lee que tem participação de Eddie Vedder (Pearl Jam), Joel Gibb (The Hidden Cameras), Peaches e Patti Smith. 



E os R.E.M. estão de regresso às canções simples, bem construídas, deambulando entre o acústico e o eléctrico, numa sucessão de "futuros clássicos" impressionante, conseguindo produzir um álbum de excelente nível, enriquecido em muito pelas participações de Eddie Vedder (em «It Happened Today»); Peaches (em «Alligator Aviator Autopilot Antimatter») e Patti Smith (em «Blue» e «Discoverer»). Trinta anos de carreira não têm que ser sinal apenas de uma sucessão de compilações Best Of. Alguns dos temas deste novo álbum poderão mesmo transformar-se em clássicos, o éter encarregar-se-á certamente disso.



Não está para já prevista qualquer tournée de apresentação deste álbum, sendo que os R.E.M. irão lançar um videoclip para cada uma das músicas que compõem este novo trabalho realizados por nomes como James Franco, Jim Herbert e o próprio Michael Stipe. Para acompanhar no canal oficial dos R.E.M. no youtube!

Thursday, March 10, 2011

[DESTAQUE] The Gift - Made For You





















The Gift
 surpreende novamente ao ter convidado dois actores de Hollywood para fingirem ter um novo projecto musical e gravarem um video intitulado «Made For You», supostamente do projecto "Lucas/Lukas" (os actores chamam-se Lukas Haas e Isabel Lucas). O Video foi colocado no Youtube a 25 de Fevereiro e foi notícia em alguns sites americanos. Na verdade, «Made For You» é a última música do novo (extraordinário) álbum dos Gift. Toda a história pela voz dos Gift: Aqui!


 

Foi feita inclusivamente uma extendend version:

 

Pode ser que esta "partida" impulsione a carreira internacional dos Gift! O novo álbum tem tudo para, com uma boa distribuição internacional, ter sucesso no estrangeiro!

Wednesday, March 09, 2011

[New Video] The National - Conversation 16


Elbow - Build A Rocket Boys!





















Os Elbow de Guy Garvey lançaram o seu quinto álbum de originais a que deram o curioso título de «Build a Rocket Boys!». Este novo álbum não difere muito dos discos anteriores, o que, no caso dos Elbow é muito bom sinal!



No universo de Guy não existe espaço para "músicas redondas" de apetite radiofónico mas ,a genialidade, aliada ao bom gosto, transformam este álbum em mais um irrepreensível objecto de culto.


Monday, March 07, 2011

Hey Rosetta! - Seeds



Os Hey Rosetta!, uma das mais interessantes bandas canadianas aparecidas pós-Arcade Fire, têm novo álbum:«Seeds».
O primeiro single é «Yer Spring»:

Mais um excelente álbum que merece audição atenta e cuidada!

Tuesday, March 01, 2011

[Review] Cristina Branco - Não Há Só Tangos em Paris




















«Não há Só Tangos em Paris» é o título do novo álbum de Cristina Branco. O disco foi editado a 28 de Fevereiro e demonstra mais uma vez a autenticidade e o brilhantismo de uma das mais importantes vozes de Portugal.


Mais uma vez Cristina Branco rodeou-se de autores de excepção como: António Lobo Antunes, Mário Laginha, Vasco Graça Moura, Manuela de Freitas, João Esteves da Silva e Pedro da Silva Martins (Deolinda) que compôs o tema-título.




Cristina Branco tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma cantora do mundo, sendo o Fado muitas vezes apenas o ponto de partida para as viagens de Cristina. Assim, para sucessor de Kronos (2009), nada melhor que um disco de memórias, viagens e momentos. Partiu do triângulo Buenos Aires-Paris-Lisboa e, conforme escreve no texto que abre o booklet do CD, inspirou-se em Amália, Brel, Baudelaire, os boleros, as milongas, o contrabaixo e a guitarra portuguesa.




E, como sempre, Cristina Branco rodeou-se de músicos de eleição. Na guitarra portuguesa, o mais importante e extraordinário músico da «nova geração»: Bernardo Couto. 
Depois, Bernardo Moreira no contrabaixo, Carlos Manuel Proença na viola, João Paulo Esteves da Silva no piano e Ricardo Dias no acordeão.




Para além do CD agora editado, haverá ainda uma edição especial (CD+DVD) que contará com vídeos de seis dos temas do disco, alguns dos quais já disponíveis nesta review.

 
A Laurindinha

Cristina Branco | Vídeo do Myspace

A apresentação oficial do álbum em Portugal será no dia 31 de Março com um concerto no Teatro São Luiz, em Lisboa. Sendo que estão já marcadas actuações também em Estarreja, Santarém e Viana do Castelo. Mais info no myspace da artista.

[Preview] R.E.M. - Collapse Into Now



















O 15º álbum de originais dos
R.E.M. de Michael Stripe e companhia vai ser editado no próximo dia 8 de Março, mas já pode ser ouvido na íntegra em stream. E, pasme-se, é surpreendentemente bom!

A Descobrir: Norma Sass - Hunting For Treasures




















Uma das grandes surpresas do início de 2011 é o disco de estreia do quinteto feminino norueguês: Norma Sass. Em «Hunting For Treasures» as Norma Sass apresentam o seu excelente indie pop/rock num álbum muito consistente e bastante viciante.