Friday, March 11, 2011

[REVIEW] R.E.M. - Collapse Into Now




















Sim, é um novo álbum dos R.E.M. mas, está longe de ser apenas mais um álbum de Stripe, Buck e Mills. A verdade é que os R.E.M. não faziam um álbum tão bom desde «Automatic for the People», de 1992!


Três anos após «Accelerate», os R.E.M. lançam «Collapse Into Now», um álbum produzido por Jacknife Lee que tem participação de Eddie Vedder (Pearl Jam), Joel Gibb (The Hidden Cameras), Peaches e Patti Smith. 



E os R.E.M. estão de regresso às canções simples, bem construídas, deambulando entre o acústico e o eléctrico, numa sucessão de "futuros clássicos" impressionante, conseguindo produzir um álbum de excelente nível, enriquecido em muito pelas participações de Eddie Vedder (em «It Happened Today»); Peaches (em «Alligator Aviator Autopilot Antimatter») e Patti Smith (em «Blue» e «Discoverer»). Trinta anos de carreira não têm que ser sinal apenas de uma sucessão de compilações Best Of. Alguns dos temas deste novo álbum poderão mesmo transformar-se em clássicos, o éter encarregar-se-á certamente disso.



Não está para já prevista qualquer tournée de apresentação deste álbum, sendo que os R.E.M. irão lançar um videoclip para cada uma das músicas que compõem este novo trabalho realizados por nomes como James Franco, Jim Herbert e o próprio Michael Stipe. Para acompanhar no canal oficial dos R.E.M. no youtube!