Thursday, March 17, 2011

[New Album] Noah and the Whale - Last Night on Earth




















Aos primeiros acordes de «Life is Life», primeiro tema do novo álbum dos «Noah and the Whale» é possível perceber desde logo que Charlie Fink está curado e "back on track" nos balanços da vida ("And it feels like his new life can start").



Depois de terem editado em 2009, um dos melhores álbuns já feitos para "curtir a ressaca de um desgosto amoroso": «The First Days of Spring», os «Noah and the Whale» regressam com uma sonoridade diferente, onde a melancolia e o formato acústico dão lugar a arranjos "floridos" e onde os sintetizadores e, até mesmo, o rock e a música mais electrónica encontram o seu espaço.


Mas não existe um corte radical, existe antes um certo regressar às origens, ao álbum de estreia, mesclando uma ampla variedade de elementos harmónicos. Aliás,  por exemplo, em «Wild Thing» volta a forte imagem do universo apresentado em «The First Days of Spring» o que prova, mais uma vez, que, os álbuns motivados por desgostos de amor entram directamente para uma categoria especial, dificilmente igualados.


Apesar deste «Last Night On Earth» não conseguir provavelmente atingir o brilhantismo provocado pela dor, que estava presente em cada acorde e palavra dita no seu antecessor, não pode deixar de ser considerado mais um óptimo tralhado de uma banda muito consistente.