Tuesday, March 01, 2011

[Review] Cristina Branco - Não Há Só Tangos em Paris




















«Não há Só Tangos em Paris» é o título do novo álbum de Cristina Branco. O disco foi editado a 28 de Fevereiro e demonstra mais uma vez a autenticidade e o brilhantismo de uma das mais importantes vozes de Portugal.


Mais uma vez Cristina Branco rodeou-se de autores de excepção como: António Lobo Antunes, Mário Laginha, Vasco Graça Moura, Manuela de Freitas, João Esteves da Silva e Pedro da Silva Martins (Deolinda) que compôs o tema-título.




Cristina Branco tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma cantora do mundo, sendo o Fado muitas vezes apenas o ponto de partida para as viagens de Cristina. Assim, para sucessor de Kronos (2009), nada melhor que um disco de memórias, viagens e momentos. Partiu do triângulo Buenos Aires-Paris-Lisboa e, conforme escreve no texto que abre o booklet do CD, inspirou-se em Amália, Brel, Baudelaire, os boleros, as milongas, o contrabaixo e a guitarra portuguesa.




E, como sempre, Cristina Branco rodeou-se de músicos de eleição. Na guitarra portuguesa, o mais importante e extraordinário músico da «nova geração»: Bernardo Couto. 
Depois, Bernardo Moreira no contrabaixo, Carlos Manuel Proença na viola, João Paulo Esteves da Silva no piano e Ricardo Dias no acordeão.




Para além do CD agora editado, haverá ainda uma edição especial (CD+DVD) que contará com vídeos de seis dos temas do disco, alguns dos quais já disponíveis nesta review.

 
A Laurindinha

Cristina Branco | Vídeo do Myspace

A apresentação oficial do álbum em Portugal será no dia 31 de Março com um concerto no Teatro São Luiz, em Lisboa. Sendo que estão já marcadas actuações também em Estarreja, Santarém e Viana do Castelo. Mais info no myspace da artista.