Wednesday, August 24, 2011

[New Album] Washed Out - Within and Without




















E o Verão é...

Os músicos dos anos 80 ou 90 deverão olhar para o actual panorama da música e ter, todos os dias, pequenos pedaços de dor agarradas às entranhas. Não pelo facto de a música feita nos dias que correm ser má (a verdade é que todos os dias saem excelentes projectos), mas sim, pelo simples facto de nunca ter sido tão simples fazer música e, sobretudo, chegar às massas.



Ernest Green, o criador do projecto «Washed Out» é um exemplo acabado deste fenómeno. Nascido em 1983, em Perry, vila com menos de 10 mil habitantes, algures no estado americano da Georgia, desde cedo percebeu que fazer música (e especialmente chegar ao público) no século XXI está ao alcance de todos. 



Em 2009, começou a produzir música fechado no seu quarto, situado na rural vila de Perry, um laptop e mais uma parafernália de tecnologia permitiram-lhe colocar no myspace algumas demos, que mereceram a atenção e os elogios de alguns influentes bloggers.



Depois de uma passagem em 2010 pelo festival de música da revista Pitchfork, em 2011 assinou pela incontornável Sub Pop.



Fazendo um Chillwave hipnotizante com influências que vão do Synthpop ao lo-fi, passando pelo Hip-Pop na forma de compor os temas, este «Within and Without» é um álbum fantástico. A que os Espanhóis chamariam de "pegadizo", que se cola de forma intensa, mas com enorme suavidade aos ouvidos de quem o escuta. Exige por si só, como que tendo vontade própria, repetidas audições: na esplanada em longas tardes de contemplação; no leitor de MP3 em longos banhos de Sol; ou sim, até mesmo em ambientes como aquele muito bem retratado na capa do mesmo...