Saturday, April 30, 2011

[New Album] TV on The Radio - Nine Types of Light



















Na semana passada faleceu, aos 34 anos, Gerard Smith, baixista dos TV On The Radio não resistindo a um cancro no pulmão. O músico tinha adoecido pouco antes de terminado o novo álbum da banda: «Nine Types Of Light». Smith não conseguiu estar presente nos concertos de apresentação deste novo álbum que representa um incrível paradoxo de como a vida é. «Nine Types Of Light» apresenta uns TV On The Radio sem a «agressividade» sonora dos primeiros álbuns, mas com reforçada «agressividade» nas palavras e no retrato da sociedade americana dos nossos dias.





















Este álbum vagueia em termos sonoros entre o soul, o funk, a electrónica e o indie rock, num ambiente «cool» por mais duras que sejam as palavras proferidas por Tunde Adebimpe.

Juntamente com o lançamento do disco, os TV On The Radio lançaram também um filme de um hora com videoclips de cada uma das músicas do álbum, por entre palpites e ideas de diferentes pessoas sobre diferentes assuntos. A ideia foi a de, pegando no título do álbum,  apresentar nove ópticas diferentes, com diversos caminhos de pensamento.




Os TV On The Radio conseguem neste seu novo trabalho demonstrar, com mestria, que, muitas vezes, a maior acídez e incisividade, não está na raiva com que se debitam decibéis e monstruosos riffs de guitarra, mas sim na força da palavra.