Friday, October 29, 2010

Flashback: Working Week




















Lançado em Abril de 1985 o álbum «Working Nights» dos Working Week é um dos álbuns históricos do dance-jazz com influências da música latina. Aliás, em 1983, o Guitarrista Simon Booth e o saxofonista Larry Stabbins lançaram, com o contributo vocal de Robert Wyatt e Tracey Thorn, o single «Venceremos (We Will Win)» como tributo ao cantor de intervenção Victor Jara. Um clássico a recordar!

Wednesday, October 27, 2010

Original vs Cover vs Youtube



















A música de hoje é Mykonos, original dos Fleet Foxes



Aqui o cover feito pelas Rock Paper Scissors:





E a versão da sempre surpreendente Juliana Richer Daily:

Tuesday, October 26, 2010

Soundpool - Mirrors in Your Eyes





















De NY chegam os Soundpool, quinteto dreampop/shoegaze que lançou este ano «Mirrors In Your Eyes». O shoegaze a invadir as pistas de dança e a hipnotizar em redopio.

Monday, October 25, 2010

KT Tunstall - Tiger Suit





















Seis anos depois de ter estreado com o premiado «Eye To The Telescope», KT Tunstall lança o terceiro e marcande disco «Tiger Suit». A honestidade musical de KT Tunstall como compositora, multi-instrumentista e cantora, não deixam dúvidas e KT volta a surpreender ao fazer um disco com um som a que a mesma chamou de «Nature Techno». Um excelente disco pop de uma grande voz.

Friday, October 22, 2010

Antony & The Johnsons - Swanlights





















Antony Hegarty
, depois de declarações de desespero como  «Another World» («The Crying Light» de 2008) apresenta, neste novo álbum «Swanlights», músicas como «Thank You for Your Love» ou «I’m In Love». Terá chegado a primavera e o amor à mente sombria e conturbada de Antony? Seja como for, este é mais um álbum incontornável do brilhante Antony & The Johnsons e que, como tudo o que faz, merece audição obrigatória!


Destaque especial para «Flétta» dueto de Antony com Bjork:

Wednesday, October 20, 2010

The Terror Pigeon Dance Revolt - I Love you! I Love You! I Love You!





















Porque por vezes é preciso é pintar a cara e gritar que nem loucos «I LOVE YOU! I LOVE YOU! I LOVE YOU AND I'M IN LOVE WITH YOU! HAVE AN AWESOME DAY! HAVE THE BEST DAY OF YOUR LIFE!!». Sim, este foi o nome escolhido pelos «The Terror Pigeon Dance Revolt!» para título do seu primeiro álbum. Letras divertidas, nomes estranhos, indie pop dançante. Viva o Verão!


Monday, October 18, 2010

Camané - Do Amor e dos Dias





















«Do Amor e dos Dias» entrou directamente para o primeiro lugar do top nacional de vendas. Numa altura em que os álbuns estão cada vez mais pequenos porque, defende-se, o público não tem tempo/vontade de ouvir discos longos, Camané, lança um disco de Fado constituído por 18 temas. Tal como em discos anteriores, o novo disco contou com a produção, arranjos e direcção musical de José Mário Branco. O instrumental ficou a cargo de José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Carlos Bica (contrabaixo).

O álbum conta como single com um Fado «trágico-cómico» «A Guerra das Rosas» que está, ainda assim, longe de representar mais este excelente álbum de Camané, o melhor fadista português da actualidade (excluindo obviamente Carlos do Carmo).

Fica aqui um dos melhores temas do álbum:

Friday, October 15, 2010

Leila Pinheiro - Meu Segredo Mais Sincero



















Renato Russo
foi um dos maiores compositores da música brasileira. A Legião Urbana uma das maiores bandas pop-rock Brasileiras. Leila Pinheiro é uma das melhores vozes de bossa nova contando 30 anos de carreira.

Leila Pinheiro mergulha no universo de Renato Russo e retira daí o que o mentor da Legião Urbana chamou de «meu segredo mais sincero». Renato e a Legião foram muitas vezes acusados de serem apenas um conjunto de jovens contestatários a fazer música imatura e produzida em torrentes de fulgor rock. Ora, a verdade é que Renato Russo foi um dos mais sensíveis e inteligentes compositores da música brasileira, e, despidas que foram aqui as suas letras da carga rock, a sua essência emotiva, de enorme beleza e profundidade vêm ao de cima, pela mão de Leila, com arranjos instrumentais e tom melódico de extremo bom gosto.
São quinze temas com a marca de Renato Russo, muitas delas escritas em parceria com Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Ico Ouro Preto ou Renato Rocha e que contam aqui inclusivamente com solos de guitarra do próprio Dado Villa-Lobos e Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso).


Existem ainda duas músicas especiais: «Hoje», música criada em conjunto por Leila e Renato e um dueto póstumo na interpretação do clássico italiano «La Solitudine».

Este pode ser uma excelente porta de entrada para todos os que pretendem conhecer a obra de Renato Russo e da Legião Urbana e que sempre o evitaram fazer pela «carga rock» das músicas. Mas claro, para conhecer a obra de Renato e da Legião por outra porta também ela menos «agressiva», nada como ouvir o álbum Legião Urbana - Acústico MTV de 1999.

Noiserv - 1º Videoclip Oficial
















Com o patrocínio da Antena 3, cinco anos depois de David Santos ter iniciado o projecto Noiserv, surge o 1º videoclip oficial. A cores, «Mr Carousel» do seu mais recente trabalho, o EP “A day in the day of the days”, a banda sonora para um dos nossos dias!



Aproveita-se para recordar que está disponível AQUI um bootleg oficial do Concerto de Noiserv no Teatro "A Barraca", bem como a entrevista que o Eclectismo Musical realizou.

Tuesday, October 12, 2010

Javier Limón - Mujeres de Agua






















As mulheres iranianas não podem cantar livremente. Fazem-no, à surdina, e com medo que lhes cortem as gargantas. Javier Limón, um dos mais consagrados produtores e compositores espanhóis, lança agora «Mujeres de Agua». Doze cantoras apagam o verbo proibir apenas com a sua voz. La Shica, Estrella Morente, Buika, Mariza, Montse Cortés, entre outras, juntam-se a Javier Limón para, com a sua arte, pedir às autoridades iranianas que deixem de apagar as gargantas das suas mulheres.

Neste trabalho, por entre alguns tradicionais – nomeadamente “Fadista Louco”, na voz de Mariza – e composições originais de Javier Limón, o flamenco cruza-se aqui com o fado, a música grega e sefardita, árabe e turca, numa música servida pelas vozes marcantes de doze enormes cantoras.

Monday, October 11, 2010

Solomon Burke (1941-2010)
















O cantor soul norte-americano Solomon Burke morreu hoje, aos 70 anos, no avião que o levava de Los Angeles para Amesterdão, onde deveria dar um concerto na terça-feira.

Saturday, October 09, 2010

John Lennon - 70 anos


















John Lennon
nasceu há 70 anos.
E a google também não quis deixar de assinalar a data de uma forma especial:



Friday, October 08, 2010

Kanye West – Lost In The World (Feat. Bon Iver and Gil Scott-Heron)













Na Internet é possível ouvir quase tudo. Nos dias que correm é inclusivamente possível ouvir músicas inacabadas, projectos em construção, pérolas da tecnologia e da velocidade de circulação da informação. Foi por estes dias disponibilizado por um blog dedicado ao mundo do Hip Hop, uma primeira versão, segundo o autor ainda inacabada, de «Lost In The World». Nada mais, nada menos, do que o resultado da colaboração (já muito comentada a propósito de «Monster») entre Kanye West e Bon Iver (aka Justin Vernon). Desta vez, contando ainda com samples da lenda viva Gil Scott-Heron.

O trio lança «Lost in the World» que tem como base, «Woods» do último EP do Bon Iver. "Lost in the Woods" em versão festiva!
Lost In The World by The Coolest Out

Thursday, October 07, 2010

Subterranean Homesick Blues: A Tribute to Bob Dylan's 'Bringing It All Back Home'


















Saiu, digitalmente, o álbum Subterranean Home Sick Blues: A Tribute to Bob Dylan’s Bringing It All Back Home. O álbum em versão física chega a 9 de Novembro. A colectânea reúne um conjunto de novos nomes da música actual como Mirah; The Morning Benders; Asobi Seksu; J. Tillman; Laura Veirs ou William Fitzsimmons a interpretar grandes músicas do mestre Dylan. Imperdível!
Aqui se deixa a versão dos The Morning Benders para Outlaw Blues:
Outlaw Blues by Blaspheme

Tuesday, October 05, 2010

Monday, October 04, 2010

Jamie xx - Far Nearer (single a solo)




















Jamie Smith
dos aclamados XX lançou um single a solo a ser editado nos próximos tempos. Para ouvir aqui:
jamie xx - far nearer by Artschoolvets

Friday, October 01, 2010

Dia Mundial Da Música!















Hoje comemora-se o Dia Mundial da Música. No Eclectismo Musical esse dia é comemorado diariamente, no entanto, registamos aqui a data porque "without music, life would be an error..."! Em 1975, a International Music Council, uma organização não-governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO instituiu o Dia Mundial da Música com o objectivo de promover os valores da paz e da amizade por intermédio da Música. Nada melhor para ilustrar este dia do que recordar o excelente projecto Playing for Change!