Friday, October 15, 2010

Leila Pinheiro - Meu Segredo Mais Sincero



















Renato Russo
foi um dos maiores compositores da música brasileira. A Legião Urbana uma das maiores bandas pop-rock Brasileiras. Leila Pinheiro é uma das melhores vozes de bossa nova contando 30 anos de carreira.

Leila Pinheiro mergulha no universo de Renato Russo e retira daí o que o mentor da Legião Urbana chamou de «meu segredo mais sincero». Renato e a Legião foram muitas vezes acusados de serem apenas um conjunto de jovens contestatários a fazer música imatura e produzida em torrentes de fulgor rock. Ora, a verdade é que Renato Russo foi um dos mais sensíveis e inteligentes compositores da música brasileira, e, despidas que foram aqui as suas letras da carga rock, a sua essência emotiva, de enorme beleza e profundidade vêm ao de cima, pela mão de Leila, com arranjos instrumentais e tom melódico de extremo bom gosto.
São quinze temas com a marca de Renato Russo, muitas delas escritas em parceria com Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Ico Ouro Preto ou Renato Rocha e que contam aqui inclusivamente com solos de guitarra do próprio Dado Villa-Lobos e Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso).


Existem ainda duas músicas especiais: «Hoje», música criada em conjunto por Leila e Renato e um dueto póstumo na interpretação do clássico italiano «La Solitudine».

Este pode ser uma excelente porta de entrada para todos os que pretendem conhecer a obra de Renato Russo e da Legião Urbana e que sempre o evitaram fazer pela «carga rock» das músicas. Mas claro, para conhecer a obra de Renato e da Legião por outra porta também ela menos «agressiva», nada como ouvir o álbum Legião Urbana - Acústico MTV de 1999.