Monday, June 28, 2010

Festival Optimus Alive!10: Palco SuperBock - Dia 8 Julho













O Palco SuperBock do Festival Optimus Alive!10 vai ser certamente, no dia 8 de Julho, o local onde uma parte muito significativa do público se irá concentrar por muitas horas. O alinhamento previsto é de tal forma rico que, nos dias que correm, este quase que podia ser, por si só, um dia de um qualquer outro festival de menores dimensões. Pelo palco irão passar alguns dos mais emergentes nomes da cena independente. Certamente que pouco será o espaço disponível para ver os muito aguardados concertos de The xx (presentes em quase todos os top3 das listas de melhores álbuns de 2009), Florence + The Machine e La Roux.







Esquecendo para já o facto de existir um Palco Optimus (palco principal) a funcionar em simultâneo, as propostas para dia 8 de Julho no Palco Superbock arrancam às 17h, o que , atendendo a que será a numa quinta-feira, fará muito provavelmente que poucos sejam aqueles que possam estar presentes para ver as duas primeiras bandas escaladas. O que, diga-se, será um enorme erro, porque são só duas bandas bem interessantes, tal como todas as que vão passar pelo palco neste dia.

Hora de actuação: 17:00 - Local Natives

Banda de indie rock que chega de Los Angeles com excelentes críticas ao seu álbum de estreia «Gorilla Manor» lançado no final do ano passado e que tem vindo a ser apresentado ao vivo em Festivais com muito bons resultados.


Hora de actuação: 18:05 - The Drums

Oriundos de Brooklyn, New York são uma das maiores surpresas (já aqui apresentada) do ano e têm arrastado multidões nos Festivais já realizados com o seu contagiante e refrescante som entre os Joy Division, os The Smiths e os Beach Boys.


Hora de actuação: 19:15 - Devendra Banhart

Indiscutivelmente um dos nomes mais importantes da nova cena folk norte-americana, que dispensa grandes apresentações. Um génio criativo com influências que vão da índia à américa do sul.


Hora de actuação: 20:50 - Florence + The Machine

Florence Welch lançou «Lungs» o ano passado, de lá para cá, coleccionou êxitos e reconhecimento da crítica. Alcançou o número 1 do top britânico e ainda este fim de semana foi figura de proa do mítico Festival Glastonbury. Imperdível!


Hora de actuação: 22:25 - The XX

No início Londres não percebeu, depois, o hype surgiu, agora a consagração tem acontecido em todas as apresentações ao vivo destes «estranhos» mas absolutamente obrigatórios The XX!


Hora de actuação: 23:50 - La Roux

O duo electropop La Roux conta apenas com um álbum editado, homónimo,  mas que já vendeu mais de 500 mil unidades pelo mundo fora, alcançando o  segundo lugar do top de vendas em Inglaterra, uma nomeação para o conceituado Mercury Prize e o prémio NME para "Melhor Música para as Pistas  de Dança”.


Hora de actuação: 01.00 - Calvin Harris

Conhecido como o Rei da Electropop, Calvin Harris é um dos mais reputados DJ's e produtores da actualidade. Com dois álbuns editados, o segundo dos quais atingiu o primeiro lugar do top de vendas em Inglaterra, lançou uma mão-cheia de singles que se tornaram obrigatórios em todas as pistas de dança.


Hora de actuação: 02:10 - Burns

Burns é conhecido por músicas que "são um grande soco mas têm um toque de classe" (DJ Mag). Depois de uma digressão pelos Estados Unidos, com Deadmau5, vai ser responsável por encerrar, em ambiente de grande folia, a primeira noite do Optimus Alive!10.

Festival Optimus Alive!10: Palco SuperBock













O Festival Optimus Alive!10 apresenta, mais uma vez, no seu Palco SuperBock, um verdadeiro festival indie dentro do Festival! Será assim possível assistir a prestações de uma parte significativa das bandas que têm vindo a ser o destaque dos palcos secundários dos principais festivais um pouco por todo o mundo. Este palco tem uma programação fortíssima, especialmente no primeiro dia, o que fará certamente com que seja pequeno para todos aqueles que vão querer ver bandas como The xx, Florence + The Machine e La Roux.

Friday, June 25, 2010

Festival Optimus Alive!10: Palco Optimus Clubbing













O Festival Optimus Alive!10 apresenta este ano um novo palco onde se poderão assistir a concertos exclusivos em cada um dos dias do Festival. Depois do sucesso que este ano foram os eventos Optimus Clubbing, chegou o momento do Clubbing chegar ao Alive! Numa iniciativa inédita por terras lusas, cada uma das noites terá uma temática diferente. 







Assim, na primeira noite (8 de Julho), a programação estará a cargo da editora Turbo Recordings, que apresentará, para além do seu mentor - Tiga - alguns dos seus melhores DJ's e Live Acts dos quais fazem parte Aeroplane, Proxy (Live), Shit Robot, Villa Nah (Live), Matias Aguayo Band (Live), Boy 8-Bit, Jori Hulkkonen, Youthless e Thomas Von Party.



No dia 9 de Julho será a ver da Enchufada aterrar em Oeiras e trazer os principais nomes do seu catálogo que revolucionaram a forma como a música feita em Portugal é vista no estrangeiro.A Enchufada não é apenas a editora dos Buraka Som Sistema (que actuarão em Dj Set), mas também de nomes como PAUS (Live), Sinden, Zombies for Money, Octa Push (Live), Macacos do Chinês (DJ Set). Destaque também para a presença do dubsteper britânico Benga.

Na última noite do Festival (10 de Julho) é o dia "Paulo Furtado e suas muchachas"! Pela primeira vez, The Legendary Tigerman vai apresentar ao vivo, na integra, com todas as convidadas do álbum, um dos discos mais importantes editados no ano passado: “Femina”! Vão passar assim pelo Palco Optimus Clubbing, Asia Argento, Maria de Medeiros, Peaches, Rita Redshoes, Lisa Kekaula, Cibelle, Phoebe Killdeer, Becky Lee, Cláudia Efe e Mafalda Nascimento!

Festival Optimus Alive!10: Passes para os 3 dias esgotados!

 













Mais um estrondoso sucesso de Álvaro Covões e da «sua» Everything is new. Em ano de PEC e de planos de estabilidade, a pouco mais de 15 dias da data marcada para o início do Festival de Música e Arte apadrinhado pela Optimus, estão já totalmente esgotados os passes para os três dias, bem como, os bilhetes para o dia 10 de Julho, dia em que actuarão entre outros os Pearl Jam

É de louvar a capacidade de construir um cartaz sólido e apelativo capaz de despertar, ainda que em ano de profunda crise económica, um enorme interesse, já com excelentes resultados comerciais e retorno assegurado. Nos próximos dias, o Eclectismo Musical irá fazer toda a antevisão, do que será certamente uma das melhores edições da história dos Festivais de Música em Portugal.

Sunday, June 20, 2010

José Saramago (1922-2010)


















Acima da Política, sempre a ARTE!

"Não digamos, Amanhã farei, porque o mais certo é estarmos cansados amanhã, digamos antes, Depois de amanhã, sempre teremos um dia de intervalo para mudar de opinião e projecto, porém ainda mais prudente seria dizer, um dia decidirei quando será o dia de dizer depois de amanhã, e talvez um dia preciso, se a morte definidora vier antes desobrigar-me do compromisso, que essa, sim, é a pior coisa do mundo, o compromisso, liberdade que a nós próprios negámos..."

 O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago

Tuesday, June 15, 2010

The Morning Benders - Big Echo













Os Morning Benders são uma banda da Califórnia mas podiam ser uma banda de Londres ou de Liverpool. Fazem um indie pop redondo e delicado, perfeito para dias de Verão ao fim da tarde, numa qualquer esplanada de copo na mão e em momentos de simples contemplação. Formados em 2005, contam com dois álbuns editados «Talking Through Tin Cans» de 2008 e «Big Echo», editado recentemente.

Tem andado em tournée com bandas como  Broken Bells (2010), Grizzly Bear (2009), The Kooks e Death Cab for Cutie (2008), Ra Ra Riot (2008).

Vão estar em Portugal no dia 18 de Julho, último dia do Super Bock Super Rock,  dia em que actuam também nomes como Prince; The National; Spoon; Laurent Garnier, entre muitos outros.

Sunday, June 13, 2010

Canal do EM no Youtube ultrapassou as 400 Mil Visualizações!


















O canal do Eclectismo Musical no Youtube, que conta com 152 videos adicionados, ultrapassou as 400 Mil visualizações!! O concerto dos Muse, continua a ser o principal motor destes números! Em jeito de balanço, aqui fica uma playlist com alguns dos melhores videos colocados. Mais para ver aqui!

Wednesday, June 09, 2010

The Drums - The New "Beach Boys" are coming to town...


















Saiu esta semana o muito aguardado álbum de estreia dos «The Drums», são 12 grandes temas num dos álbuns mais contagiantes do ano. Imperdível em qualquer festa de verão, ok, talvez não faça parte do alinhamento do DJ do arraial dos santos populares, mas devia!

Para ver ao vivo no dia 8 de Julho no Festival Alive!


Tuesday, June 08, 2010

E o (novo) Brasil aqui tão perto...













De Porto Alegre, chegam os Apanhador Só, uma banda com um som de fino recorte indie rock, com excelentes linhas de guitarra rock, algum pop redondo, pitadas de «música de ritmos latinos» e de um certo Brasil entre o cosmopolita e o "tranquilo-boa-onda". A banda é formada por Alexandre Kumpinski (voz e guitarra), Felipe Zancanaro (guitarra), Fernão Agra (baixo) e Martin Estevez (bateria). O álbum homónimo (de estreia) está disponível para download legal e gratuito no site oficial da banda, e vale bem a pena o download!

















De Recife, chegam os Mombojó, uma das principais bandas do panorama independente brasileiro, já no activo desde 2001 e que lançam agora «Amigo do Tempo», o seu 3º álbum de originais. Com uma sonoridade muito própria e que vai do indie rock, ao electro pop, passando pela «brasilinidade», apresentam um trabalho muito consistente, notando-se a influência de Pupillo, da Nação Zumbi, que assina a produção. Os três álbuns da banda estão disponíveis para download legal e gratuito no site oficial.

Monday, June 07, 2010

John Grant - Queen of Denmark



















Uma das melhores vozes perdidas no esquecimento de muitos, John Grant, o mentor dos «The Czars», autores de um dos melhores discos de covers «Sorry I Made You Cry», mas também de alguns álbuns de originais com momentos interessantes, nomeadamente em '«The Ugly People Vs. the Beautiful People» lançou no final do passado mês de Abril, o seu primeiro álbum a solo, a que deu o nome de «Queen of Denmark».

É um disco amargurado, de desespero, de angústia por amor não correspondido, mas em que a voz e as palavras de John Grant, aliado ao excelente acompanhamento musical dos Midlake, permite transformar as canções em delicados e suaves momentos. Um excelente álbum!


Sunday, June 06, 2010

Bonnie 'Prince' Billy - O Concerto [Videos]


















Foi assim o concerto de Bonnie 'Prince' Billy (Will Oldham) , acompanhado por Emmet Kelly (Cairo Gang) e Susanna Wallumrod (Susanna and The Magical Orchestra), ontem , na magnífica sala da Sociedade Portuguesa de Geografia, em Lisboa.

Friday, June 04, 2010

É já amanhã à noite!













O Regresso do Mestre a Lisboa...

Bonnie 'Prince' Billy 
Sociedade Portuguesa de Geografia - Lisboa
5 de Junho - 21h

OBRIGATÓRIO!

Tuesday, June 01, 2010

How To Destroy Angels














Já está disponível para download gratuito o primeiro trabalho de Trent Reznor (vocalista dos Nine Inch Nails) em conjunto com a sua mulher Mariqueen Maandig. How To Destroy Angels é a estreia em EP, para descarregar  aqui!