Sunday, April 03, 2005

Obrigatório!



Twice the Humbling Sun - Old Jerusalem


Quando em 2001, o projecto Old Jerusalem deu nas vistas com o lançamento da editora bor land ao editar um split-CD junto dos Alla Placca, ficou desde logo claro que este era um projecto a seguir com muita atenção. A confirmação chegou em 2003 com o lançamento de «April» considerado quase unanimemente como um dos melhores álbuns do ano (Disco do ano Blitz 2003).

Surge agora aquele que irá ser muito provavelmente um dos melhores álbuns de 2005, na verdade o projecto Old Jerusalem voltou melhor que nunca.

O projecto Old Jerusalem, uma espécie de alter ego de Francisco Silva, tem uma vez mais produção de Paulo Miranda. Francisco Silva é aquilo a que se pode chamar um «afortunado-desafortunado». Por um lado afortunado, porque é capaz de fazer um álbum extremamente consistente, recheado de grandes canções, onde o ouvinte é transportado para um mundo sombrio mas esperançoso ("And so the daylight glows again"), percorrendo os caminhos do alternative-folk, mas aproximando-se bastante do alternative-pop.

Por outro lado desafortunado, na medida em que «nasceu no país errado» e como tal o seu trabalho não irá ser reconhecido como deveria pois, mesmo sabendo-se que fazer uma mistura de folk-pop não é tipicamente português, a verdade é que se este álbum tiver a distribuição/divulgação que merece, poder-se-á (porque tem qualidade para isso) transformar num trabalho de enorme sucesso, que consiga ultrapassar as barreiras (artificiais) criadas entre o público e a música de qualidade.

Francisco Silva, tal como Jorge Cruz embora este cantando em português, são músicos com uma enorme margem de progressão, mas que fazem desde já lembrar songwriters na linha de Elliott Smith, Rufus Wainwright, Damien Rice, Devendra Banhart ou mesmo Jeff Buckley. Ou numa linha de pensamento diferente, até que ponto é que este «Twice the Humbling Sun» pode ou não ser comparado a um aclamado «Riot on an Empty Street» dos noruegueses Kings of Convenience.

Importa ainda realçar que este novo trabalho de Old Jerusalem, lançado pela editora Bor Land, já se encontra à venda através do seu site (procurar no catálogo) e em parceria com a loja de música CDgo.com a um preço imbatível - 9,95€! Este preço será, ao que parece, cerca de 5€ mais barato do que naquele espaço comercial multinacional que começa por F...

Uma iniciativa a louvar e que vai de encontro ao aqui já expressado anteriormente.

Alinhamento:

01 - 180 Days
02 - O Joy of Seeing You
03 - Chubby Mounds
04 - Earlier The Lake Today
05 - A Reasonable Way Of Thinking Things
06 - One, I Should Know You
07 - Seasons
08 - A Feast Of Our Communion
09 - To The East, Son
10 - The Cry Of a New Birth
11 - Finally For Me

(excertos MP3 em Bor Land)

NOTA: Post editado após as pertinentes correcções do autor do blog Coisas do Puto, que aqui se agradecem.