Thursday, July 28, 2011

[New Album] V/A - REintervenção





















Este não é apenas mais um álbum de versões de músicas do enorme Zeca Afonso. «REintervenção» é um álbum de extremo bom gosto (contrariamente a outro que por aí tem andado recentemente), apresentando delicadas revisitações a alguns dos principais temas da riquíssima obra de Zeca.

Lançado pela nova Orfeu (histórica editora portuense de Arnaldo Trindade), este trabalho destaca-se particularmente pelos encontros inesperados, mas extremamente bem conseguidos, entre alguns dos principais nomes da música portuguesa. Lá poderemos encontrar uma preciosa interpretação de JP Simões com Norberto Lobo para "Canção da Paciência" logo a abrir, seguido por "Eu Vou Ser Como a Toupeira" interpretado pelos Cool Hipnoise, Janita Salomé e Sam The Kid. Terrakota, Nancy Vieira, Amélia Muge ou Pedro Esteves são alguns dos outros convidados para este projecto.

A lembrar o saudoso «Filhos da Madrugada», este trabalho merecia ter enorme repercussão mediática mas, infelizmente, os focos estão apontados apenas para outros "fenómenos musicais".

Tuesday, July 26, 2011

[Trailer] Pearl Jam Twenty

























Foi divulgado hoje o primeiro trailer de «Pearl Jam Twenty», documentário sobre os 20 anos da banda de Seatle que é digirido por Cameron Crowe.

O vídeo começa com Eddie Vedder a ser entrevistado pelo ícone David Lynch e mostra também imagens de concertos e um depoimento de Chris Cornell (Soundgarden, Audioslave).

O Documentário tem estreia marcada para o Festival de Toronto a 10 de Setembro e chega aos cinemas americanos a 20 de Setembro. Sendo que a banda sonora já se encontra em pré-venda: Aqui!


Pearl Jam Twenty from Pearl Jam on Vimeo.

Friday, July 22, 2011

[Festival] Milhões de Festa













Arranca hoje o Festival «Milhões de Festa» que, mais uma vez, pretende transformar os dias de Barcelos. Serão 75 bandas em três dias e cinco palcos espalhados pela cidade de Barcelos. Num alinhamento muito alternativo, os cabeças de cartaz serão os Liars, Electrelane, Graveyard e Vivian Girls, mas também se poderão ouvir os Washed Out ou os Secret Chiefs 3. Mais do que as bandas, o principal destaque vai para a capacidade de iniciativa e para o empreendedorismo de Joaquim Durães e da editora Lovers & Lollypops

Cartaz e infos: AQUI!


Wednesday, July 13, 2011

[Especial Festival SBSR] O que ver, horários, infos - Dia 2













Dia 2 - 15 de Julho 


Noiserv
Palco Super Bock - 19h


Rodrigo Leão & Cinema Ensemble

Palco Super Bock - 20h


 

The Gift 
Palco Super Bock - 21h20m


 
Portishead
Palco Super Bock - 22h50m


 
ARCADE FIRE
Palco Super Bock - 0h45m



Atendendo ao alinhamento do Palco Super Bock, será complicado haver disponibilidade para grandes deslocações ao Palco EDP e @Meco, pese embora os interessantes concertos que por lá irão passar, tais como: B Fachada, The Legendary Tigerman, Chromeo, Rui Vargas ou Sven Vath.

[Especial Festival SBSR] O que ver, horários, infos - Dia 1














Pelo segundo ano no Meco, o Festival Super Bock Super Rock começa já amanhã. Com um cartaz (mais uma vez) impressionante, tem já lotação esgotada para dia 15, não havendo igualmente, por esse motivo, passes para os três dias (excepto alguns de última hora que possam aparecer nas bilheteiras do recinto). Depois dos enormes problemas de tráfego, circulação e pó, espera-se que este ano as questões logísticas estejam substancialmente melhoradas e que todos possam desfrutar de três dias de grandes concertos. 

Com três palcos a funcionar em simultâneo, existem sempre algumas sobreposições de concertos e terão inevitavelmente que ser feitas algumas escolhas difíceis (caso se queira ver um pouco de tudo), nem que seja, optando por assistir a partes de concertos.
O Eclectismo Musical marcará mais uma vez presença, e estes são os principais destaques:

Dia 1 - 14 de Julho

Nada melhor do que duas das mais interessantes propostas da música feita em Portugal para abrir o SBSR, quer Sean Riley, quer os The Glockwise têm vindo aos poucos a afirmar-se no panorama musical português, tendo inclusivamente excelentes críticas no estrangeiro.


Sean Riley & The Slowriders
Palco Super Bock - 19h15m



The Glockenwise
Palco EDP - 20h




The Walkmen
Palco Super Bock - 20h20m




Tame Impala
Palco EDP - 21h10m





The Kooks
Palco Super Bock - 21h40m




Nicolas Jaar
Palco @Meco - 22h






Beirut
Palco Super Bock - 23h

 


Lykke Li
Palco EDP - 0h10m




Arctic Monkeys
Palco Super Bock - 0h45m





James Murphy (ex-LCD Soundsystem)
Palco @Meco - 4h

Tuesday, July 05, 2011

[Especial Optimus Alive'11!] O que ver, horários, infos - Dia 4








Destaques do dia 9 de Julho - Dia 4



WU LYF
Palco Super Bock - 17h50m




Linda Martini
Palco Super Bock - 18h55m (parcial)




White Lies
Palco Optimus - 19h20m (parcial)




Foals
Palco Super Bock - 20h05m (parcial)



Kaiser Chiefs
Palco Optimus - 20h30m (parcial)




TV On The Radio
Palco Super Bock - 21h20m (parcial)





Janes's Addiction
Palco Optimus - 23h30m




Duck Sauce
Palco Optimus - 1h20m


[Especial Optimus Alive'11!] O que ver, horários, infos - Dia 3








Destaques do dia 8 de Julho - Dia 3

Friendly Fires
Palco Super Rock - 18h


Angus & Julia Stone
Palco Super Bock - 19h10m




Fleet Foxes
Palco Super Bock - 20h30m



Grinderman
Palco Super Bock - 22h15m




30 Seconds to Mars
Palco Optimus - 23h (parcial)



Thievery Corporation
Palco Super Bock - 0h15m (parcial)




The Chemical Brothers
Palco Optimus - 1h15m



Digitalism
Palco Super Bock - 3h


[Especial Optimus Alive'11!] O que ver, horários, infos - Dia 2








Destaques do dia 7 de Julho - Dia 2


Crocodiles
Palco Super Bock - 17h



Everything Everything
Palco Super Bock - 17h55m




Seasick Steve
Palco Super Bock - 18h55m




Bombay Bicycle Club
Palco Super Bock - 20h05m




Primal Scream (Screamadelica live)
Palco Super Bock - 21h15m



Iggy And The Stooges
Palco Optimus - 22h45m



Foo Fighters
Palco Optimus - 0h25m




Buraka Som Sistema (DJ/MC)
Palco Clubbing - 1h15m




Bloody Beetroots Death Crew 77
Palco Super Bock - 3h


Sunday, July 03, 2011

[Especial Optimus Alive'11!] O que ver, horários, infos - Dia 1








Numa edição especial de aniversário com quatros dias, o Optimus Alive '11! prepara-se para ser mais uma vez um enorme acontecimento musical. Aqui no Eclectismo Musical iremos dissecar o Festival, mostrando o que deve mesmo ser visto, a que horas e de que forma! Com três palcos em simultâneo, torna-se obrigatório fazer escolhas e, desde já, para quem (ainda) vai (felizmente) a um Festival de Música, pela música, só existe uma solução: ver parcialmente os concertos. No entanto, existem para o Eclectismo Musical alguns que são imperdíveis (ainda que parcialmente)!

Destaques do dia 6 de Julho - Dia 1











The Naked And Famous
Palco Super Bock - 17h

Tal como o ano passado, em que foram os Local Natives a abrir as hostilidades, este ano vale a pena sair mais cedo do emprego e estar em Oeiras às 17h.  O Festival arranca com a promissora banda neozelandesa  - «The Naked And Famous». Algures entre o rock alternativo e a electrónica e com singles contagiantes como «Young Blood», os «The Naked And Famous» farão a sua estreia em Portugal.tugal no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, dia 6 de Julho. Uma estreia a não perder.








Avi Bufallo

Palco Super Bock - 17h55m


Mais uma estreia em Portugal. Os Avi Bufallo são a mais recente aposta da prestigiada editora Sub-Pop e são fruto da capacidade criativa de Avigdor Zahner-Isenberg.













The Twilight Singers
Palco Optimus - 18h


Primeiro momento em que será necessário  saltar entre o Palco Super Bock e o Palco Optimus. Os «The Twilight Singers» são também uma aposta da Sub-Pop e têm uma sonoridade bem interessante.











Grouplove

Palco Optimus - 19h10m


Apenas com um EP editado, estes indie-rockers têm sido apontados como uma das grandes revelações do panorama alternativo americano.












James Blake
Palco Super Bock - 20h



Considerado pela BBC como um dos artistas mais promissores de 2011, James Blake lançou em Fevereiro o álbum de estreia, homónimo, e já considerado como um dos melhores do ano.


Produzido e gravado pelo próprio em sua casa, o disco foi apresentado pelo single «Limit to Your Love», uma brilhante versão de um original de Feist.











 

Anna Calvi
Palco Super Bock - 21h10m


Estreia imperdível da mais promissora artista feminina de 2010. Detentora de uma portentosa, elogiada por Brian Eno e apadrinhada por Nick Cave e com influências de PJ Harvey (Rob Ellis, produtor de Polly Jean, assina também este trabalho), Anna Calvi vai certamente surpreender no Alive!











Coldplay
Palco Optimus - 22h

Incontornáveis. Uma das maiores bandas pop do mundo.












Example
Palco Super Bock - 1h

Para fechar o dia, nada melhor que terminar com a energia contagiante de Example que vai certamente fazer abanar a tenda Super Bock!

Friday, July 01, 2011

iTunes Festival - 1 a 31 de Julho em Londres












Em época de festivais, e que tal um festival durante 31 dias? Ok, é mais correcto dizer um concerto por dia, durante 31 noites! É em Londres e pode ser visto em directo, via internet, no computador ou nos smartphones da Apple, todos os dias às 20h: AQUI!

Do Line-up fazem parte nomes como: Paul Simon (Hoje); Arctic Monkeys (dia 6); Adele (dia 7); Foo Fighters (dia 11); Friendly Fires (dia 14); Coldplay (dia 22); Mogwai (dia 23); Noah & The Whale (dia 24); Moby (dia 31). Cartaz completo aqui!