Tuesday, August 02, 2011

José Afonso: 2 de Agosto de 1929 / 23 de Fevereiro de 1987















Relembrar Zeca Afonso nunca será uma obrigação. É simplesmente uma necessidade! Faz hoje 82 anos que nasceu um dos maiores de sempre!



E, se alguma prova fosse necessária para medir a dimensão da sua obra, bastar-nos-á pensar no número de tributos, versões, revisitações que têm vindo a ser feita ao longo dos tempos. Algumas de gosto discutível, outras, de incontornável bom gosto, como é o caso da destacada no post anterior.



Mais, num Portugal que não perdeu, infelizmente, parte do seu cinzentismo, do seu provincianismo e de toda a hipocrisia bacoca instalada é de realçar que, no caso de Zeca, ao contrário do que aconteceu a outros, a arte venceu!



Pese embora reconhecido como o maior cantor português de Intervenção, a sua obra extravasa largamente esse campo e a genialidade e a (aparente) simplicidade da sua escrita, fazem com que Zeca seja, para sempre, um nome Maior da música portuguesa.



Um Imortal!




Para quem quiser conhecer mais sobre a vida e a obra deste mestre, nada melhor do que percorrer os menus do site da associação José Afonso: http://www.aja.pt