Wednesday, June 01, 2011

[New Album] Eddie Vedder - Ukulele Songs




















Seja: Ukulele, pandeireta, ferrinhos, "algo que faça barulho" - O que sobressairá sempre de um álbum de Eddie Vedder é a sua inconfundível e extraordinária voz. Posto isto, o facto de o 2º álbum a solo do carismático líder dos Pearl Jam ser totalmente composto por músicas tocadas apenas em Ukelele, não terá que implicar qualquer espécie de preconceito.


O Ukelele, instrumento adoptado pelos artistas havaianos, popularizado, nos últimos tempos, nomeadamente pelo sucesso de Israel Kamakawiwo'ole é, na verdade, inspirado em instrumentos Madeirenses (machete e rajão) que foram levados para o Havai pelos Portugueses. Com quatro cordas, normalmente afinadas em lá, mi, dó e sol, o Ukelele transmite pureza, simplicidade e verdade.


Ora, o Ukelele é assim um instrumento que permite fazer sobressair ainda mais a voz de Eddie Vedder e este, aproveita-se, com a mestria habitual, desta sonoridade, para criar músicas novas ou reinterpretar outras dos Pearl Jam e do seu trabalho a solo.

Destaque para «Tonight You Belong To Me» com a participação especial de Cat Power.


Não será, provavelmente, um álbum  para o «mainstream», não chega perto da excelência da banda sonora de «Into The Wild», mas será sempre um bom álbum para desfrutar em longas horas de contemplação do oceano, seja qual for a latitude.