Sunday, December 18, 2005

Este Ano...(I)


Illinoise - Sufjan Stevens


Prosseguindo a sua saga de elaborar um disco dedicado a cada um dos estados americanos, Sufjan Stevens é o exemplo perfeito do singer-songwriter conceptual. São vinte e dois temas de sentida homenagem ao estado do Illinois utilizando, para tal, a doce e cruel melancolia.


Vivo - Clã


Finalmente o registo ao vivo de uma das melores bandas nacionais em palco. Demonstração cabal do poder da banda em concerto, com uma Manuela Azevedo ao melhor nível, exibindo todos os seus dotes de animal de palco. A edição especial, para além de dois CD's, conta ainda com um DVD onde se encontram filmagens produzidas pelos próprios, quer dos concertos de Dezembro de 2000 na Aula Magna e Hard Club, quer no brilhante concerto dado no Festival de Vilar de Mouros em 2001. Destaque ainda para a participação especial de nomes como: Adolfo Luxúria Canibal, Arnaldo Antunes, Manel Cruz, Maria João e Nuno Rafael.



Confessions on a Dance Floor - Madonna


Se a longevidade for sinal de reconhecimento, Madonna terá certamente razões para se considerar a rainha da pop. Neste novo trabalho, retomando em parte o que havia feito em «Music», mas utilizando agora os samples da disco sound do final dos anos 70, Madonna reinventa de forma brilhante a música de dança. O maior exemplo é obviamente o single de apresentação do álbum, pegando em Gimme Gimme Gimme dos ABBA (que pode ser ouvido aqui) Madonna criou um tema («Hung Up») contagiante que irá ficar certamente na história da música. Para Madonna, apenas mais um tema a entrar para a história.