Monday, October 31, 2005

Um Passo em Frente



Tudo ou Nada - Katia Guerreiro


Bendito o dia em que, a Doutora Katia Guerreiro, decidiu que salvar vidas não era suficiente para a sua vida. Precisava também de espantar os seus demónios ajudando, com a sua voz e a sua forma característica de encarar o Fado, a apaziguar espíritos desavindos ou amargurados.

Ao terceiro álbum, Katia Guerreiro decide dar um passo em frente e apresenta «Tudo ou Nada». Acompanhada pelos seus músicos de sempre (Paulo Valentim, João Veiga e Rodrigo Serrão) e contando, entre outros, com a colaboração de Bernardo Sassetti, Katia faz questão de que este seu novo trabalho seja mais um tributo aos poetas, que sempre tiveram uma relação próxima com o Fado.

É assim que, neste trabalho, as palavras de António Lobo Antunes, Joaquim Pessoa, José Carlos Ary dos Santos, Maria Luísa Baptista ou da genial Sophia de Mello Breyner tomam na voz de Katia Guerreiro uma dimensão suprema, de encantamento perfeito.

Mas, este não é um disco exclusivamente de Fado, dele fazem parte «Menina do Alto da Serra», «Saudades do Brasil em Portugal» de Vinicius de Moraes, originalmente composto para Amália Rodrigues e «Dulce Caravela» composto expressamente por Dulce Pontes para Katia Guerreiro.

Alinhamento:

01. Disse-Te Adeus À Partida. O Mar Acaba Ao Teu Lado

02. Despedida

03. Ser Tudo Ou Nada

04. Muda Tudo. Até O Mundo

05. Minha Senhora Das Dores

06. Canto Da Fantasia
07. Vaga
08. Dulce Caravela
09. Quando
10. Menina Do Alto Da Serra
11. Saudades Do Brasil Em Portugal
12. O Meu Navio
13. Talvez Não Saibas
14. Tenho Uma Saia Rodada