Wednesday, October 05, 2005

Step by Step



Piece By Piece - Katie Melua


Tal como anteriormente já se teve oportunidade de referir, esta jovem de origem Georgiana, agora cidadã inglesa, é muito mais do que simplesmente uma cara bonita. Depois de ter alcançado com o seu disco de estreia «Call Off The Search» um sucesso retumbante, com vendas largamente superiores ao milhão de cópias, surge agora este «Piece By Piece», segundo álbum de originais da sua (ainda) curta carreira.

Colocavam-se, naturalmente, todas as questões recorrentes sobre o que seria o segundo álbum, e, se Katie Melua conseguiria produzir algo com as potencialidades do seu disco de estreia. Na verdade, Katie Melua reafirmando tudo aquilo que havia feito em «Call Off The Search» produz um segundo trabalho ainda mais consistente, quer em termos vocais, quer nas mensagens que pretende passar através da sua escrita. O aspecto menos positivo será, eventualmente, o facto de este trabalho não conter grandes inovações, mantendo-se basicamente o mesmo estilo do seu álbum de estreia, o que também pode significar que, apesar dos seus apenas 21 anos, Katie foi já capaz de criar um estilo próprio, que não terá necessariamente que ser modificado para que continue a soar muitíssimo bem.

Neste álbum, contrariamente ao primeiro em que a pop/jazz dominava, Katie Melua optou por vestir as suas interpretações com uma roupagem carregada de Blues, que segundo a própria Katie advêm não especialmente, da tradicional música do Delta do Mississipi, mas sim da música folk Georgiana. É portanto um disco de baladas, de deep music, onde a maravilhosa voz de Katie Melua encanta.

Para os puristas do Jazz, será certamente uma heresia apelidar este álbum de pop/blues/jazz, mas a verdade é que o mundo globalizado dos nossos tempos é feito de mesclas, de conjugações de influências e aquilo que verdadeiramente interessa é se o produto final é ou não do agrado de quem o ouve.

Katie Melua é uma jovem que escreve e interpreta as suas canções com grande profissionalismo, qualidade e talento. Isso é reconhecido por milhões que a ouvem e que fazem dela um possível icon pop? E depois...onde é que está o problema?

Como se disse aqui, há cerca de um ano atrás, espera-se apenas que o facto de ser um enorme sucesso, não impeça muitos de perder os complexos contra «hypes» e de procurar conhecer o trabalho desta nova interprete. Que, diga-se, ao vivo ainda consegue soar melhor do que em estúdio.

Alinhamento:
01) Shy Boy

02) Nine Million Bicycles

03) Piece By Piece

04) Half Way Up The Hindu Kush

05) Blues In The Night

06) Spider's Web

07) Blue Shoes

08) On The Road Again

09) Thankyou, Stars

10) Just Like Heaven

11) I Cried For You

12) I Do Believe In Love