Thursday, July 14, 2005

Assim vai a cultura em Portugal...



«O Ballet Gulbenkian foi extinto "no quadro de reestruturação" da instituição e face à alteração do panorama da dança em Portugal.

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou no passado dia 5 de Julho, em comunicado, a extinção da sua companhia de dança criada há 40 anos e a adaptação da sua intervenção nesta área às novas realidades.»
in Publico.pt

Petição contra a extinção do Ballet Gulbenkian:

«Não é justo, excelentíssimos senhores. É, na nossa opinião, um crime cultural contra o país. Temos noção de que o BG não é uma instituição pública. Sabemos que a Fundação Calouste Gulbenkian é soberana nesta decisão. Mas quarenta anos de vida – e que vida – tornaram o BG património nacional. E o património nacional, manda a lei, a ética e o bom senso, deve ser defendido. Esta extinção não faz justiça ao Ballet Gulbenkian nem ao seu público. Não faz justiça a Portugal. Nem faz justiça à Fundação Calouste Gulbenkian, grande farol de um país culturalmente tacteante. Pedimos, por isso, que reconsiderem a vossa decisão. Sob pena de ficarem para a história – da FCG e de Portugal – como os carrascos de um membro insubstituível do panorama artístico nacional.»

Mais informações - Blog Ballet Gulbenkian


Foto Blog Abaixo de Cão