Tuesday, April 26, 2005

Le Fil (Conducteur)



Le Fil - Camille


Camille é uma das revelações da música francesa, tendo vindo a receber um conjunto de críticas muito positivas. «Le Fil» é o sucessor do seu interessante disco de estreia «Le Sac Des Filles», com o qual se deu a conhecer à França e ao Mundo.

Em Portugal, os mais atentos descobriram e passaram a acompanhar o trabalho desta jovem cantora francesa a partir do muito comentado álbum Nouvelle Vague.



Camille, foi uma das oito vozes que Marc Collin e Olivier Libaux escolheram para interpretar a nova roupagem dada a clássicos da «new wave». Coube-lhe participar em quatro temas do álbum, a saber:

- In a manner of speaking (Tuxedomoon)
- Guns of Brixton (The Clash) (audio)
- Too drunk to fuck (The Dead Kennedys)
- Making plans for Nigel (XTC)

Esta jovem Francesa possui uma voz peculiar, de enorme beleza, que transforma as suas canções em momentos especiais, com uma aura hipnótica, que se vai «colando» aos ouvidos de forma pegajosa mas obsessiva.

«Le Fil» é uma excelente mescla entre o universo singer-songwriter, a tradicional canção francesa e a pop, particularmente devido à interessante conjugação de vozes que faz com que este álbum faça lembrar em diversos momentos «Medulla» de Bjork. É contudo um disco mais intimista que «Le Sac Des Filles», onde Camille passava largos momentos em alegres jogos de palavras e conjugações de sons.

Alinhamento:

01) La Jeune Fille Aux Cheveux Blancs
02) Ta Douleur
03) Assise
04) Janine I
05) Vous
06) Baby Carni Bird
07) Pour que l'Amour me Quitte
08) Janine II
09) Vertige
10) Senza
11) Au Port
12) Janine II
13) Pâle Septembre
14) Rue de Ménilmontant
15) Quand Je Marche


Mais informações (audio e video) - Site Oficial

Destaque para Paris (video) que fazia parte do álbum de estreia «Le Sac de Filles»