Friday, April 08, 2005

Globalização...



Arabia: The Women's Voice


Esta é uma compilação de 2002, em que pretende fazer a conjugação entre a música pop contemporânea produzida no Mundo Árabe e a música tradicional destas conturbadas regiões do globo. Aqui, encontram-se nomes como Najwa Karam (uma estrela Libanesa), Howayda (uma popstar Síria), Warda (nascida em Paris, filha de pais libaneses-argelinos), Nagat (uma jovem prodígio do cinema Egípcio dos anos 40), para além de Fairuz Huhad Haddad, a maior cantora Árabe viva.

Este trabalho é pois uma amostra da música criada no Mundo Árabe, compilada a partir do catálogo da EMI Arabia, contando com temas clássicos da década de 20 e 30 do século passado, até temas da moderna electro-pop Árabe.

Depois da audição das 11 faixas que compõem este disco, torna-se interessante aferir até que ponto o Ocidente, e a sua enorme opressão cultural padronizada, via MTV e outros fenómenos massificados de pressão na ocidentalização do mundo, têm repercussões na música pop feita em 2002, pouco meses depois do 11 de Setembro, num mundo árabe onde a penosa tradição da burqa continua a lutar contra os movimentos de emancipação da mulher, e onde a atracção pelos umbigos à mostra, que inundam os programas que chegam via TV, ganha todos os dias novos adeptos.

Na verdade, as novas gerações do mundo árabe têm vindo também elas a alterar os seus padrões de vida, assistindo-se paralelamente a um agudizar de movimentos residuais de fanatismo religioso ou/e político, a uma cada vez maior abertura e democratização destas sociedades. Consequentemente, tal como os jovens americanos ou europeus, os jovens árabes consomem também eles grandes quantidades de música pop, criando um novo conjunto de estrelas pop nacionais, até então impensáveis, muito mais quando essas mesmas estrelas são mulheres.

Mas, neste trabalho, provavelmente aproveitando um momento em que as estrelas pop árabes alcançam grande repercussão junto das enormes massas populacionais do mundo Árabe, procura-se dar igualmente a conhecer algumas das grandes vozes femininas da música tradicional Árabe. Conseguindo-se assim uma excelente introdução à música árabe, através do feliz alinhamento de conjugação entre a moderna música árabe e as tradições seculares do médio oriente.

Alinhamento:

01 - Najwa Karam - Ariftu Albi Lamin
02 - Nawal Al Zoughbi - Maloom
03 - Dania - Ya Glebey
04 - Howayda - Nari (My Passion)
05 - Madonna - Habibi Tal AlYea (Do Not Play Around)
06 - Latifa Wadeh - Kerihtak
07 - Julia Botros - Hejar el Mensiyen
08 - Warda - Batwans Beek
09 - Nagat - Ana Bashak El Bahr
10 - Fairuz - Sakana Al Leyel (Quiet Is the Night)
11 - Oum Kalthoum - Matrawak Dammak