Monday, March 07, 2005

Excellent Cadeau



Sibérie M'était Contée - Manu Chao


Depois do estrondoso sucesso dos dois primeiros álbuns de originais, na era pós-Mano Negra, Manu Chao lançou em França em Novembro de 2004 o seu último trabalho, ainda sem edição em Portugal (merci F. pour le cadeau).

Este «Sibérie m´était Contée» é um disco-livro conceptual. Manu Chao, polémico e revolucionário, tinha até este momento produzido dois discos muito semelhantes. Na verdade, quer «Clandestino», quer «Próxima Estación Esperanza» eram dois álbuns com uma forte mensagem de contestação, muito colada ao movimento anti-globalização e aos acontecimentos de Davos e Porto Alegre.

No entanto, o que fez verdadeiramente com que Manu Chao tivesse imenso sucesso, foram as suas qualidades como performer, a sua energia em palco, a sua criatividade musical (interpretação e composição) e a sua enorme capacidade para transformar simples concertos em momentos inesquecíveis para todos os presentes.

Ora, essa criatividade encontra-se aqui em «Sibérie m´était Contée» manifestada de uma forma totalmente nova, inovadora e estimulante. Num trabalho idealizado e concretizado de uma forma extremamente profissional e, com uma qualidade de concepção, distante dos (pre)conceitos associados aos movimentos revolucionários, Manu Chao apresenta um disco com um conjunto de 23 canções, acompanhadas por um livro de 132 páginas com poemas do próprio Manu Chao ilustradas por Wozniak.

Num disco que é, contrariamente aos seus antecessores, cantado integralmente em Francês, Manu Chao mostra-se mas sensível que nunca, produzindo um conjunto de canções melancólicas e tristes embora, em alguns momentos, demonstrando uma inocência comovente, quase infantil.

«Ce soir, Manu Chao en Sibérie
Avec la force et l'enthousiasme
Universel, Sibérie, Manu Chao, Universel»

Alinhamento:

01 - Le P'TIT Jardin
02 - Petite blonde du bld Brune
03 - La Valse à Sale Temps
04 - Les mille Paillettes
05 - Il faut manger
06 - Helno est mOrt
07 - J'ai besoin de la lunE
08 - L'automne esT làs
09 - Si loin DE toi...je te joue...
10 - 100.000 remords
11 - Trop tot, trop tard...
12 - Te Tromper
13 - Madame Banquise
14 - Les rues de l'Hiver...
15 - Siberie fleuve amour
16 - Les petites Planètes
17 - Te souviens tu ...
18 - J'ai besoin de la lune mix
19 - Dans mon jardin
20 - Merci bonsoir....
21 - Fou de toi
22 - Les yeux turquoise
23 - ...siberie...

(em bold alguns dos destaques)

letras e excertos em -> www.bestofmanuchao.com