Friday, January 21, 2005

True Friendship



Superwolf - Matt Sweeney & Bonnie Prince Billy


Para os puristas, provavelmente, este será um álbum menor na carreira de Will Oldham, ou se se pretender, do seu alter ego Bonnie 'Prince' Billy. No entanto, grandes canções serão sempre grandes canções, e este trabalho está recheado delas.

Este álbum não resulta duma fugaz e comercial colaboração entre dois músicos, como alguns pretenderão fazer crer. A ligação entre Matt Sweeney (Chavez, Zwan, etc) e Bonnie 'Prince' Billy é longa e estruturada à volta de uma paixão comum: A Música.

Aqui, a comunicação entre as palavras do mestre Oldham e a música de Sweeney, transformam-se numa combinação perfeita. Entre dois grandes amigos, que tocam juntos há longos anos e que portanto estão em simbiose perfeita.

Este é um trabalho baseado quase exclusivamente na fórmula, duas guitarras acústicas, duas vozes, tão característica na obra de Oldham. Provavelmente, o tema de abertura «My Home Is The Sea», será mesmo o tema mais afastado desta fórmula, notando-se uma maior vontade por parte dos riffs saídos da guitarra de Sweeney em quererem mandar.

Do restante alinhamento, destaque para «What Are You?»; «Goat and Ram»; «Bed is for Sleeping» (provavelmente, o momento mais alto do álbum, sobretudo pela interpretação vocal de Oldham); «Death In The Sea» e «I Gave You».

O alinhamento completo:

1. My Home is the Sea
2. Beast for Thee
3. What Are You?
4. Goat and Ram
5. Lift Us Up
6. Rudy Foolish
7. Bed is for Sleeping
8. Only Someone Running
9. Death In The Sea
10. Blood Embrace
11. I Gave You