Tuesday, December 14, 2004

Boas Variações


Humanos - Humanos


No mês em que António Variações completaria 60 anos, surge um disco fabuloso que pretende homenagear um artista que faleceu prematuramente, mas que, apesar disso conseguiu deixar para sempre o seu nome ligado ao que de melhor a música portuguesa produziu.

Variações, barbeiro de profissão, excêntrico por opção, teve apenas tempo para editar 2 álbuns de originais, mas deixou uma série de gravações caseiras com imenso material capaz de formar vários álbuns de originais. Essas gravações todas feitas em cassetes, ficaram depois da sua morte na posse da sua família. Anos depois, o irmão de António Variações resolveu levar às cassetes à EMI, que resolveu pedir ajuda ao jornalista Nuno Galopim, para catalogar e seleccionar as gravações, que seriam capazes de resultar em grandes músicas.

Depois disso, foi reunir um conjunto de grandes músicos portugueses e partir para a gravação do álbum. Deles fazem parte: Manuela Azevedo (vocalista dos Clã), o fadista Camané, David Fonseca (ex-vocalista dos Silence 4), e ainda os músicos: Hélder Gonçalves (guitarras), Nuno Rafael (guitarras), João Cardoso (teclados) e Sérgio Nascimento (percussões).

De destacar a possibilidade de ouvir as músicas que compõem este trabalho no site do projecto - Humanos

Grande projecto que honra devidamente o que representa Variações para a música Portuguesa!