Thursday, November 11, 2004

O maior espectáculo do mundo...


Le Best Of - Cirque Du Soleil (20th Anniversary Edition)


Este trabalho reúne algumas das melhores composições produzidas especialmente para os espectáculos dos Cirque Du Soleil. Como se sabe, esta é a maior e melhor companhia de circo do mundo, entendendo aqui o conceito de circo como uma nova forma de representação circense, tendo como principal preocupação a constante inovação dos números apresentados, traduzindo-se numa verdadeira escola para todos os que pretendem entrar nesta área.

Na origem da sua criação em 1984, esteve um grupo de artistas de rua canadenses, que decidiram dar um novo rumo ao conceito de apresentação de rua. A sua evolução e crescimento foram impressionantes, contando com 73 colaboradores em 1984, têm agora para cima de 2500 pessoas de mais de 40 países a trabalhar em todo o mundo. Isto porque, apesar de inicialmente serem apenas um grupo a actuar no canadá, ao longo dos anos foram crescendo tendo actualmente em exibição 9 espectáculos diferentes, estando alguns em constante digressão mundial.

Paralelamente ao sucesso alcançado pelas suas magníficas criações artísticas, os Cirque Du Soleil, primaram sempre pela qualidade das peças musicais que acompanham as suas apresentações. Assim, cada uma das suas produções conta com bandas sonoras originais, que contribuem de forma decisiva para o impacto dos seus espectáculos.

Este Best Of, apresenta portanto uma compilação de temas de algumas das produções dos Cirque Du Soleil. Torna-se difícil destacar um ou outro tema, já que, cada um dos 12 temas merece uma audição cuidada.

Uma coisa parece certa, este pode ser o álbum indicado para quem nunca ouviu e pretende tomar contacto com o Cirque Du Soleil, mas está longe de ser um grande álbum para todos aqueles que já tiveram oportunidade de ouvir os álbuns de cada uma das produções, ou mesmo, de estar presentes em um dos seus inesquecíveis espectáculos.

Os espectáculos, actualmente, em exibição são:

* Varekai
* Dralion
* Quidam
* Alegría
* Saltimbanco
* "O"
* Mystère
* La Nouba
* ZUMANITY

Infelizmente, parece que Portugal continua ainda a ser um local desconhecido para esta mega-companhia, já que, nenhum dos espectáculos veio alguma vez a Portugal, não estando também prevista a sua vinda.

No entanto, hoje em dia, Madrid não fica assim tão longe e entre 15 de Outubro e 19 de Dezembro, poder-se-á assistir na capital espanhola a um dos espectáculos com a marca Cirque Du Soleil, no caso a produção intitulada Dralion.

A não perder!

Vale ainda a pena visitar com atenção todo o conteúdo do site oficial, especialmente a possibilidade de ouvir excertos das músicas e também alguns videos sobre as diversas produções.