Thursday, October 14, 2004

Viciante

*
Canções Subterrâneas - A Naifa


Contrariando frontalmente todos aqueles que costumam acusar a música portuguesa de não ter capacidade de inovação e de os seus executantes se limitarem a copiar formas de sucesso mais ou menos seguras, foi recentemente lançado no mercado este «Canções Subterrâneas».

Na verdade, este projecto de João Aguardela (ex-Sitiados) e Luis Varatojo (Peste & Sida) recria de uma forma magistral o fado, dando-lhe uma roupagem pop irresistível.

Importa não esquecer, porque é elemento vital neste projecto, a maravilhosa voz da até então totalmente desconhecida Maria Antónia Mendes, detentora de uma voz absolutamente surpreendente que confere aos poemas um valor acrescido.

Poemas esses escritos por uma nova geração de poetas, desde a controversa Adília Lopes, passando por nomes como Carlos Luís Bessa, Nuno Moura, José Miguel Silva e Tiago Gomes, contando ainda com a colaboração de José Luís Peixoto.

Do álbum fazem parte 11 temas, que percorrem a sonoridade da canção popular de Lisboa, revestida aqui com mestria de um pop puro, verdadeiro e que faz todo o sentido. De entre as faixas, são de salientar, para além do single «Música», temas como: «Skipping», «Metereológica» e «Os Milagres Acontecem».

Estamos portanto perante um excelente projecto da nova música portuguesa que resultou num feliz casamento entre a criatividade musical e os excelentes poemas de alguns dos novos poetas portugueses.



* imagem retirada de At-Tambur