Sunday, October 24, 2004

Momento de Extravasação


Aero - Jean Michel Jarre



Jean Michel Jarre apresenta neste seu novo álbum um conjunto das suas melhores composições, acompanhadas de quatro temas novos. Todos os temas foram regravados com aproveitamento dos novos meios tecnológicos, nomeadamente, a imagem de alta resolução do DVD que acompanha o CD, bem como, o som digital 5.1.

Desde sempre conhecido por ser um dos pioneiros da música electrónica, Jarre continua a estar claramente na linha da frente das novas tendências , sendo mesmo este Aero, o primeiro álbum do mundo totalmente feito com recurso ao sistema de som surround 5.1.

De uma qualidade sonora, até agora, desconhecida em termos de criação musical, «Aero» transporta-nos para um novo mundo longínquo, mas paradoxalmente, alojado bem no interior das nossas cabeças. A diferença entre a qualidade de som de um álbum produzido nos normais 2 canais, ou seja, em stereo, e a qualidade deste trabalho criado de raíz com a utilização do 5.1 é abissal.

«Aero» é composto de um CD e de um DVD. O DVD tem uma particularidade interessante, esses bonitos olhos que podem ver na capa do CD, que pertencem a Anne Parillaud (Nikita), aparecem-nos num grande plano de alta definição reagindo emocionalmente há música que vamos ouvindo como fundo, isto durante os 75 minutos de duração do álbum.

De realçar ainda neste best of, a capacidade que Jarre demonstra em se reinventar, especialmente por, com a ajuda de Joachim Garraud, ter conseguido uma impressionante optimização da qualidade do audio, para além da criação de sequências especiais de transição entre os temas, denominadas «scenes».

A ouvir com particular atenção procurando aprender e apreender aquilo que traduz a vanguarda musical.