Thursday, October 14, 2004

Merecido Reconhecimento


Plays Ennio Morricone - Yo-Yo Ma



Yo-Yo Ma é um dos maiores mestres do violoncelo que o mundo já ouviu, talvez o maior. Tem já uma longa carreira e sempre se distinguiu pela diferença, isto é, apesar de ser um músico de formação clássica, nunca se fechou na sua erudição, tendo ao longo dos anos colaborado com músicos de outras áreas musicais, tais como, Bob McFerrin, John Williams e Ton Koopman.

Sempre primou pela versatilidade das suas composições, numa incessante procura de novas sonoridades, podem-se encontrar na sua obra, clássicos do ocidente e do oriente, tangos ou mesmo bossa nova. Um dos seus mais surpreendentes álbums intitula-se «Obrigado Brasil» e é fundamentalmente uma homenagem aos artistas consagrados da MPB, como César Camargo Mariano, Tom Jobim, Jacó do Bandolim, Baden Powell, Pixinguinha, Sérgio Assad e Villa Lobos.

Chegou agora, 50 álbums e 15 Grammys depois, a vez de colaborar com o mestre Ennio Morricone. Neste álbum, Yo-Yo Ma interpreta composições para violoncelo da autoria de Morricone. Nele encontramos algumas das mais populares bandas sonoras de filmes criadas pelo mestre italiano, como The Mission, Cinema Paradiso,Once Upon a Time in America, The Good, the Bad and the Ugly, The Untouchables, entre outras.

Tal como se pode ler no site oficial (onde se pode mesmo ouvir excertos de todas as composições do álbum), este projecto de parceria nasceu durante a Cerimónia dos Oscares de 2001, quando Yo-Yo Ma venceu o oscar com a composição de Crouching Tiger, Hidden Dragon ( O Tigre e o Dragão), tiveram, nessa ocasião, oportunidade de se conhecer e desse encontro nasceu a vontade de Morricone de recriar algumas das suas mais famosas melodias, em novos arranjos para violoncelo.

Mais um a não perder!