Sunday, October 24, 2004

E. O. T.


Best Kept Secrets 1996 - 2004 - Lamb



Banda que conta desde há alguns anos com um surpreendente culto em Portugal(realce-se o facto de no seu site oficial existir mesmo um message board para fans portugueses), lançou em Junho desde ano, o seu primeiro e último Best Of, precisamente no ano em que completam oito anos de carreira e em que decidiram por fim ao projecto.

Foram oito anos em que Andy Barlow e Lou Rhodes, desenvolveram uma curiosa carreira, cheia de perplexidades, nunca reunindo a opinião favorável de grandes sectores da crítica e o interesse popular.

Na verdade, tirando o caso particular de Portugal em que foram desde o primeiro concerto, elevados ao estatuto de promissora revelação, que se foi desenvolvendo e acentuando a cada apresentação ao vivo e que se extendeu depois a um avassalador sucesso de vendas dos seus álbuns, particularmente «What Sound» e «Between Darkness and Wonder», apesar das suas composições harmoniosas foram em termos europeus praticamente ignorados pelo público e largamente criticados pela crítica especializada.

Este «Best Kept Secrects» curiosamente tem passado despercebido em Portugal, o que apenas se compreenderá pelo facto de nada de novo acrescentar àquilo que foram os quatro álbums de originais da banda. Aqui, não encontramos mais do que um registo por ordem cronológica dos temas que maior sucesso fizeram ao longo dos oito anos de carreira.

Poderá ser este o álbum aconselhado para quem nunca ouviu ou para quem prestou pouca atenção àquilo que os Lamb foram produzindo, no entanto, para quem acompanhou o seu trabalho e conhece os seus álbums, este trabalho peca por escasso, não apresentando nada de novo, servindo e ficando na história apenas como um documento que retrata o que foram os melhores momentos da carreira dos Lamb.

Um fim inglório para uma banda desde sempre incompreendida. Aguarda-se pelo projecto a solo de Lou Rhodes e pelas produções de Andy Barlow.