Tuesday, January 20, 2009

João Aguardela (1969 - 2009)


João Aguardela

"Para sempre associado ao hino "Vida de Marinheiro", João Aguardela faleceu este domingo às 18h no Hospital da Luz, vítima de doença prolongada (CANCRO! É assim tão complicado dizer a palavra porquê?!).

Compositor, letrista e vocalista dos Sitiados (1987), foi também uma espécie de reinventor da música tradiconal com o projecto Megafone, que contou com 4 volumes editados.

Na Linha da Frente, João Aguardela tocou ao lado de Luís Varatojo, Viviane, Rui Duarte, Dora Fidalgo, Janelo e Prince Wadada, num projecto que pretendeu assinalar os 25 anos volvidos sobre o 25 de Abril. Foi editado um álbum.

Com Mitó Mendes e, novamente, Luís Varatojo, fez parte d'A Naifa, que conta com 3 discos editados.

Ao lado dos Sitiados, deixa também participações em projectos como os "Filhos da Madrugada" (com o tema "Formiga no Carreiro"), e no álbum de tributo aos Xutos & Pontapés - "XX Anos XX Bandas", com o tema "Maria".

Os Sitiados formaram-se em 1987. João Aguardela (voz), José Resende (guitarra) e Mário Miranda (baixo) juntaram-se ao baterista Fernando Fonseca. A acordeonista Sandra Baptista entou pouco tempo depois do início a banda. O álbum de estreia, homónimo, é editado em 1992. Oito anos depois, a banda desaparece de cena, deixando 5 álbuns editados.
In Antena 3." Negrito by EM


Vida de Marinheiro - Sitiados