Saturday, December 31, 2005

Bom Ano Novo!



Um pequeno balanço:
Janeiro 2005 a Dezembro 2005

Este Ano...

Este Ano...(I)
Este Ano...(II)
Este Ano...(III)
Este Ano...(IV)
Este Ano...(V)
Este Ano...(VI)
Naturalmente, muitas das audições do EM não fazem parte dos destaques, sobretudo por limitações temporais.

Este Ano...(VI)



Este Ano...(V)

Aqui ficam mais alguns dos destaques de 2005 que, juntamente com todos os posts publicados este ano, representam a selecção dos melhores do ano para o EM.



Friday, December 30, 2005

Este Ano...(IV)


Sing Along With Acid House Kings - Acid House Kings


«Retro» Pop perfeita, entre o revivalismo dos ABBA e a suavidade dos Belle & Sebastian ou Kings of Convenience.


Weak On The Rocks - Cycle


Uma das maiores revelações do panorama musical espanhol, projecto de Luke Donovan e La China Patino com produção de Simon Davey (Bjork, Depeche Mode, Scissor Sisters) com um carisma rock, mas com a utilização de elementos electrónicos e recurso a fortes refrões pop.


Kongo Magni - Boubacar Traoré


Boubacar Traoré, o bluesman do Mali, dedilha de forma irrepreensível novos hinos a favor da libertação dos povos, com novas manifestações de amor e solidariedade universal.

Este Ano...(III)



Up On The Walls - The Vicious Five


Excelente explosão de energia de um dos mais interessantes projectos hardcore de origem nacional.



Blink the Brightest - Tracy Bonham


"Singer-songwriter rockeira" de enorme talento e que tem vindo a construir uma sólida carreira pese embora o facto de ser ainda, para muita gente, uma perfeita desconhecida.



Estudando o Pagode - Tom Zé


Trinta anos depois de «Estudando o Samba», o cantor Tom Zé lança agora uma opereta sobre a opressão feminina, tomando por base as raízes do pagode e do tropicalismo. Tom Zé convidou cantoras como Zélia Duncan, Luciana Mello e Patrícia Marx para interpretar com ele esta sua nova opereta. Trabalho complexo, de difícil digestão, mas de inegável qualidade.

Monday, December 26, 2005

Este Ano...(II)


Equilibria - Sabrina Malheiros


Sublime mistura de bossas e sambas com toques de hip-hop, r´n’b e electrónica.


Clap Your Hands Say Yeah - Clap Your Hands Say Yeah


Uma das grandes revelações do ano. Uma das primeiras bandas a conseguirem reconhecimento mundial, depois de os seus MP3's terem sido publicados em blogs, passados de melómano em melómano e publicitados pela Pitchfork.


BSO Alice - Bernardo Sassetti


Para um filme surpreendentemente bom, uma banda sonora sublime.

Friday, December 23, 2005

Feliz Natal



A ler: O excelente post da Rua da Judiaria

Bing Crosby - White Christmas (Irving Berlin)

Thursday, December 22, 2005

O Grande Trovador



Antologia 1982-1990 - Pedro Barroso


Pedro Barroso, um dos últimos trovadores portugueses com uma carreira de mais de 36 anos, dono de uma das melhores vozes que Portugal alguma vez viu nascer, lançou recentemente a sua Antologia relativa aos anos de 1982 a 1990. Num trabalho duplo, revisitam-se temas marcantes do período áureo da sua carreira, na verdade, foi precisamente neste período temporal, que Pedro Barroso criou grande parte dos temas que perdurarão na memória de todos os que se habituaram a ouvi-lo, especialmente daqueles que não se ficaram pelos temas de caríz popular e foram acompanhando e apreciando o lado mais intimista, de maior reflexão de um grande compositor/escritor de canções.

Texto de apresentação do trabalho:

«Fui eu quem fez isto? Não sei. Acho que sim.

Difusa no tempo, ainda conservo a memória dessa fúria. Era um tempo bonito de viver e acreditar. Convidavam-me e eu partia. Cheirava-se o campo nas canções. Cooperativas e Associações. Gente generosa e calejada, tentando ordenar as vidas. Acreditava-se que a amizade, a solidariedade e a generosidade seriam eternas.

Lembro vagamente a semente indelével de uma vida estampada nos palcos improvisados. Talento - o que houvesse ? esse era desbaratado perdidamente por um país sedento de cultura. Um país insólito e esquecido, ainda hoje tão por descobrir. (...)»
Continuar a ler
aqui.

Aprendi Cantos com a Terra


Menina dos Olhos D'Água


Bonita


Cantar Brejeiro (A Perninha da Menina)

Sunday, December 18, 2005

Free Music



With "Free Music" 50FootWave is seeking new earballs. We thought it'd be interesting to ask for your energy & enthusiasm rather than your money and see what happens. To that end, please share this music in any and every way you see fit. Burn CDs, post the mp3s, seed Torrents -- whatever's comfortable for you.

São estas as novas formas de fazer e distribuir música. 50 Foot Wave (Kristin Hersh) para ouvir aqui.
Informação via Posso Ouvir um Disco?

Este Ano...(I)


Illinoise - Sufjan Stevens


Prosseguindo a sua saga de elaborar um disco dedicado a cada um dos estados americanos, Sufjan Stevens é o exemplo perfeito do singer-songwriter conceptual. São vinte e dois temas de sentida homenagem ao estado do Illinois utilizando, para tal, a doce e cruel melancolia.


Vivo - Clã


Finalmente o registo ao vivo de uma das melores bandas nacionais em palco. Demonstração cabal do poder da banda em concerto, com uma Manuela Azevedo ao melhor nível, exibindo todos os seus dotes de animal de palco. A edição especial, para além de dois CD's, conta ainda com um DVD onde se encontram filmagens produzidas pelos próprios, quer dos concertos de Dezembro de 2000 na Aula Magna e Hard Club, quer no brilhante concerto dado no Festival de Vilar de Mouros em 2001. Destaque ainda para a participação especial de nomes como: Adolfo Luxúria Canibal, Arnaldo Antunes, Manel Cruz, Maria João e Nuno Rafael.



Confessions on a Dance Floor - Madonna


Se a longevidade for sinal de reconhecimento, Madonna terá certamente razões para se considerar a rainha da pop. Neste novo trabalho, retomando em parte o que havia feito em «Music», mas utilizando agora os samples da disco sound do final dos anos 70, Madonna reinventa de forma brilhante a música de dança. O maior exemplo é obviamente o single de apresentação do álbum, pegando em Gimme Gimme Gimme dos ABBA (que pode ser ouvido aqui) Madonna criou um tema («Hung Up») contagiante que irá ficar certamente na história da música. Para Madonna, apenas mais um tema a entrar para a história.

Saturday, December 17, 2005

Este Ano...

O EM decidiu que, ao invés de apresentar as normais listas de fim de ano, irá optar por, nos próximos dias, destacar um conjunto de álbuns que mereceram ao longo do ano audição cuidada mas que, por um motivo ou outro, não fizeram parte dos posts publicados nesse mesmo período.


Our Heart Will Beat as One - David Fonseca


Este é claramente um dos melhores álbuns pop-rock feitos em Portugal, em 2005. Depois dos Silence 4 e do seu primeiro registo a solo «Sing me Something new», onde marcadamente não havia conseguido cantar algo de verdadeiramente novo e interessante, David Fonseca superou-se decididamente, sendo este seu segundo disco de originais verdadeiramente surpreendente. Num disco recheado de grandes canções pop-rock destacam-se, entre outros, momentos como a interpretação em português do tema que encerra o álbum - «Adeus, Não Afastes os Teus Olhos dos Meus» e o magnífico dueto («Hold Still») com Rita Pereira(a maravilhosa voz dos Atomic Bees, uma banda que merecia ter ido mais longe) que tem vindo a acompanhar, ao piano, David Fonseca nos seus concertos.

Wednesday, December 14, 2005

R.I.P. 1960-2005



[Singer/songwriter and guitarist Chris Whitley passed away of lung cancer on Sunday, Nov. 20, in Houston, Texas, at age 45.]

Fireroad (Soft Dangerous Shores, 2005)


As Day Is Long (Soft Dangerous Shores, 2005)


Some Candy Talking (Din Of Ecstasy)